Ohio University oferece bolsas de até 100% em programas executivos nas áreas de gestão, finanças, projetos e marketing
Executivos brasileiros têm recorrido cada vez mais a cursos de curta duração nos Estados Unidos como uma estratégia para impulsionar suas carreiras de forma rápida e eficiente. A tendência vem ganhando força especialmente entre profissionais das áreas de gestão, finanças, projetos e marketing, que buscam aprimoramento técnico e desenvolvimento pessoal por meio de programas internacionais.
Na Ohio University, uma das instituições que se destacam nesse cenário, quatro programas executivos são oferecidos com possibilidade de bolsas de estudo parciais ou integrais — com percentuais que variam entre 30%, 50%, 70% e 100%. Os cursos disponíveis são Strategic Marketing Management, Corporate Finance, Management e Project Management, todos voltados ao público executivo.
Essa crescente busca por capacitação no exterior tem fundamento sólido. Um estudo do Instituto IIE (Institute of International Education), dos Estados Unidos, revelou que 70% dos profissionais que passaram por experiências acadêmicas internacionais avançaram em suas carreiras. Entre os principais ganhos estão o aprimoramento de soft skills, o reconhecimento no mercado e o aumento nas chances de promoções e de atuação em empresas globais.
A executiva Flavia Gil, que atua no setor de e-commerce, participou do curso de marketing na Ohio University com uma bolsa de 70% e destacou a qualidade da estrutura e do conteúdo. “A estrutura do programa é muito boa, a agenda muito bem organizada, tem muito conteúdo bacana, de business communication, marketing e também espaço para socializar, conhecer outras pessoas. É muito legal podermos usar toda a estrutura da universidade, desde academia, sala de aula, refeitório, biblioteca e passear pelo campus”, afirma.
Para ela, o aspecto de networking foi um dos maiores diferenciais: “Tem gente de cada lugar do país, com uma bagagem diferenciada, uma visão diferente. Então, as trocas que a gente faz são muito ricas e conexões que vamos levar quando voltarmos ao Brasil”.
Já o engenheiro de controle e automação Henrique Venturelli, que atua no mercado financeiro, optou pelo curso de Corporate Finance com bolsa de 50%. “Uma oportunidade incrível para fazer networking e aprofundar seus conhecimentos em finanças. Temos professores bem experientes e com amplo conhecimento de corporate finance. Então, pra mim, que sou uma pessoa que trabalha no mercado financeiro está valendo super a pena”, relata.
A empresária Larissa Scherer, participante do programa de Strategic Marketing Management no início de 2024, reforça o impacto transformador da experiência. “Uma das experiências mais engrandecedoras da minha área profissional. Além de aprender com profissionais que têm muitos anos de experiência, a troca que temos, o networking, e com certeza, a experiência de viver em uma universidade americana, é muito enriquecedor”, afirma.
Os cursos são promovidos no Brasil pelo LAIOB (Latin America Institute of Business), organização responsável por viabilizar programas executivos em universidades nos Estados Unidos e Europa. Desde a criação da parceria com a Ohio University, em outubro de 2024, mais de 3.000 brasileiros já passaram por esses programas. “Percebemos uma dificuldade em acessar grandes universidades, que tivessem cursos de curta duração para executivos, com menos burocracia e valores acessíveis. Nossa ideia era facilitar esse acesso e construir toda a trajetória das pessoas que desejam realizar um curso no exterior em instituições de ensino renomadas”, explica Luísa Vilela, CEO e cofundadora do LAIOB.
O próximo processo seletivo para os programas executivos na Ohio University abre no dia 15 de abril e permanece com inscrições abertas até 9 de maio. Os candidatos devem realizar uma entrevista por telefone ou vídeo, e os aprovados serão divulgados no dia 12 de maio.