74% das PMEs oferecem capacitação aos seus funcionários, de acordo com pesquisa realizada pela Serasa Experian 

Segundo perfilamento realizado pela Datatech, PMEs classificadas como “Quero ser Grande” são as que mais oferecem bolsas de estudo, cursos e participações em eventos; levantamento traz dados sobre as diferentes adoções de modelos de trabalho pelas pequenas e médias empresas

A Serasa Experian, a primeira e a maior Datatech do Brasil, líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude, realizou uma pesquisa para entender, com maior profundidade, o universo das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) e suas características convergentes e divergentes em relação à atuação em seus negócios. Nesse sentido, os empreendedores formam quatro grandes grupos: Quero ser Grande, Caminho Estável, Batalha Diária e Liderança Inovadora.

Um dos pontos analisados para entender o comportamento das empresas foi em relação às práticas de Recursos Humanos (RH) adotadas, como capacitação de funcionários e modelos de trabalho.

Entre os temas fundamentais que demonstram boas práticas de RH está a qualificação dos colaboradores, e os dados mostram que 74% das PMEs afirmam oferecer capacitação, sendo que 30% delas têm uma preocupação constante com o tema, enquanto 44% apresentam ações pontuais.

Olhando para os perfis, as empresas que se caracterizam como “Quero ser Grande” são as que mais estão atentas ao tema (84%). Dentre elas, 48% têm uma preocupação constante em capacitar pessoas, enquanto 36% contam com ações pontuais. Já as PMEs denominadas “Caminho Estável” são o grupo que menos oferece oportunidades de capacitação: 64%, sendo 53% em forma de ações pontuais e 11% com uma atenção constante ao tema. 37% das PMEs “Caminho Estável” 37% afirmam que não contam com nenhum tipo de curso, bolsa de estudo ou, participação em eventos, por exemplo.

PMEs e os modelos de trabalho

O modelo de trabalho híbrido é adotado, de maneira geral, por 47% das PMEs, quando possível. Esse percentual se divide em duas categorias: 27% têm uma política totalmente flexível em relação ao tema, enquanto 20% adotaram o modelo híbrido de trabalho. Já 39% das pequenas e média empresas atuam em modelo presencial por necessidade do tipo de trabalho realizado. Outros 13% afirmam que adotam modelo presencial por política interna da empresa.

O estudo traz ainda os números de acordo com cada grupo. Entre os destaques, está o grupo “Caminho Estável”, que tem uma concentração no trabalho presencial, com 52% das empresas atuando nesse modelo por conta na natureza das tarefas. Por outro lado, os “Quero ser Grande” e “Liderança Inovadora” apresentam uma postura mais flexível no tema, com 53% e 55% dos empreendedores adotando diretrizes que permitem o home office, respectivamente.

“Nosso objetivo é apoiar as PMEs em seus desafios, tanto com conteúdo de qualidade e acessível, quanto com soluções que facilitem seu dia a dia. Para isso, é fundamental entender suas dores e desafios, e foi isso que buscamos com a pesquisa: compreender a fundo suas características, ambições, investimentos. Sabemos que ações na área de RH são parte importante para o sucesso de uma empresa e, pelos dados da pesquisa, há espaço para aprimoramento das PMEs e nós ajudamos com conteúdos em nosso blog e canais sobre temas do dia a dia do empreendedor”, afirma o Vice-Presidente de PME da Serasa Experian, Cleber Genero.

Veja detalhamento completo abaixo:

Quero ser grande

31% das PMEs respondentes fazem parte desse grupo, que tem como características empresas que fazem tudo dentro da conformidade e têm planos de crescimento.  

Modelo de Trabalho: 37% atuam de forma presencial por necessidade das atividades; 10% atuam de forma presencial, mesmo tendo tarefas que poderiam ser realizadas de forma , 53% apresentam adotam o home office quando possível, sendo 31% com uma política flexível e 22% atuando no modelo híbrido.

Capacitação: 84% das PMEs são preocupadas com a questão, sendo que 48% têm uma atenção constante e 36% apresentam ações pontuais. 16% afirmam que não oferecem capacitação.

Porte e segmento: 41% são microempresas, 33% são de médio porte; 14% são empreendedores individuais e 12% são de pequeno porte. Já no segmento, 70% atuam em serviços; 18% no comércio varejista, 9% na indústria; e apenas 3% em comércio atacadista.

Idade da empresa: 39% têm mais de dez anos; 24% entre 5 e 10 anos; 14% de 3 a 5 anos; e 23% de 6 meses a 3 anos.

Caminho estável

25% das empresas respondentes se enquadram na categoria. A principal característica são empresas em que tudo corre bem e não há a intenção de mudanças, como expansão, por exemplo.

Modelo de Trabalho: 52% atuam de forma presencial por necessidade das atividades, 16% atuam de forma presencial, mesmo tendo tarefas que poderiam ser realizadas de forma remota;32% apresentam adotam o home office quando possível, sendo 18% com uma política flexível e 14% atuando no modelo híbrido.

Capacitação: 64% das PMEs são preocupadas com a questão, sendo que 11% têm uma atenção constante e 53% apresentam ações pontuais. 37% afirmam que não oferecem.

Porte e segmento: 47% são consideradas microempresas; 24% possuem porte médio;16% são de pequeno porte; e 14% são empreendedores individuais. Quanto à atuação, 63% se concentram no setor de serviços; 22% no varejo; 13% na indústria; e 2% no atacado.  

Idade da empresa: 51% têm mais de 10 anos; 18% de 5 a 10 anos; 15% de 3 a 5 anos; e 16% de 6 meses a 3 anos.

Batalha Diária

22% das PMEs se encaixam nesse segmento em que o grande objetivo é a busca pelo lucro e a continuidade da operação.

Modelo de Trabalho: 37% atuam de forma presencial por necessidade das atividades;  13% atuam de forma presencial, mesmo tendo tarefas que poderiam ser realizadas no remoto;50%adotam o home office quando possível, sendo 30% com uma política flexível e 20% no modelo híbrido.

Capacitação: 72% das PMEs são preocupadas com o tema, sendo que 28% têm uma atenção constante e 45% apresentam ações pontuais. 28% afirmam que não oferecem.

Porte e segmento: 37% são empresas de médio porte; 31% microempresas; 25% são empreendedores individuais; e 7% de pequeno porte. Quanto ao ramo de atuação, 71% se concentram em serviços; 18% no varejo; 6% na indústria; e 5% no atacado.

Idade da empresa: 24% têm mais de 10 anos;16% de 5 a 10 anos; 17% de 3 a 5 anos; e 38% de 6 meses a 3 anos.

Liderança Inovadora

22% apresentam características de segurança financeira e inovação, estando à frente em alguns temas em alta no mercado.  

Modelo de Trabalho: 31% atuam de forma presencial por necessidade das atividades; 15% atuam de forma presencial, mesmo tendo tarefas que poderiam ser realizadas de forma remota;55% adotam o home office quando possível, sendo 30% com uma política flexível e 25% no modelo híbrido.

Capacitação: 71% das PMEs são preocupadas com a questão, sendo que 26% têm uma atenção constante e 45% apresentam ações pontuais. 29% afirmam que não oferecem.

Porte e segmento: 43% das PMEs que se enquadram nesse retrato são microempresas,;26% de porte médio; 18% de porte pequeno; e 14% são empreendedores individuais. Em termos de setor de atuação, 60% estão no setor de serviços; 23% no varejo, 10% na indústria; e 6% no comércio atacadista.

Idade da empresa: 37% têm mais de 10 anos; 19% de 5 a 10 anos;, 17% de 3 a 5 anos; e 27% de 6 meses a 3 anos.

Metodologia

A pesquisa envolveu uma amostra representativa de 1.009 PMEs, considerando a classificação estabelecida pelo SEBRAE. A pesquisa buscou abranger diversos setores, incluindo comércio, serviços e indústria, bem como empresas que atuam tanto no mercado B2B quanto no B2C. Foram incluídos cargos de coordenadores, gerentes, diretores, sócios e proprietários, desde que fossem maiores de 18 anos. A coleta foi realizada por meio de painel online e a margem de erro foi de 3,1% com um intervalo de confiança de 95. Foram excluídas da amostra associações, federações, igrejas e outros órgãos religiosos. 

Compartilhe:

sobre

Ecossistema de conteúdos e entrevistas exclusivas sobre Carreira . Gestão Empresarial . Liderança . Autoconhecimento . Mentalidade de Sucesso

Acompanhe as nossas redes sociais

assine nossa newsletter

Siga a Letícia nas redes sociais

© 2024 Identidades de Sucesso | Empresa do Grupo Identidade | Todos os Direitos Reservados | Portal desenvolvido por ID Branding & Co.