Relatório da Fundação Ellen MacArthur destaca avanços da empresa na redução de plástico em meio a negociações globais sobre poluição
A SC Johnson, gigante global na fabricação de produtos de limpeza doméstica e itens de consumo, foi reconhecida como líder no setor de cuidados pessoais e domésticos no mais recente Relatório de Progresso 2024 do Compromisso Global, lançado pela Fundação Ellen MacArthur em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O documento aponta que a SC Johnson alcançou a maior proporção de embalagens plásticas reutilizáveis no setor, com 12%, além de ter superado metas críticas de sustentabilidade antes do prazo.
Segundo o relatório, a empresa atingiu dois objetivos importantes – reduzir o uso de plástico virgem e incorporar materiais reciclados às suas embalagens – um ano antes do previsto para 2025. Desde 2018, a SC Johnson reduziu sua pegada total de plástico em 32%, ultrapassando a meta inicial de 30%. Em termos de materiais reciclados pós-consumo (PCR), a empresa superou a meta de 25%, consolidando-se como referência no setor.
“Apesar do nosso progresso e do avanço da indústria, ainda há muito a ser feito. (…) Espero que o resultado [das negociações do tratado global sobre poluição plástica] seja um tratado forte e viável da ONU, que evolua com o tempo e promova a ação coletiva tão necessária para acabar com a poluição global por plástico”, afirma Fisk Johnson, Chairman e CEO da SC Johnson.
Inovação e parcerias no foco da circularidade
A SC Johnson tem investido em soluções práticas e inovadoras para reduzir a geração de resíduos plásticos. Além de eliminar plásticos desnecessários e reduzir o peso das embalagens, a empresa implementou mais de 700 máquinas de recarga Ecover® em parceria com grandes varejistas europeus, promovendo um modelo reutilizável que ajuda consumidores a minimizar sua pegada plástica.
Outra iniciativa de destaque é o aprimoramento do sistema de coleta de dados, que identifica automaticamente materiais recicláveis e auxilia no redesenho de embalagens para maior reciclabilidade. Essas medidas reforçam o compromisso da empresa com a economia circular, que visa manter os plásticos dentro do ciclo produtivo e fora do meio ambiente.
Um esforço global pela economia circular
O Compromisso Global, lançado em 2018 pela Fundação Ellen MacArthur em parceria com o PNUMA, une mais de 1.000 empresas, governos e organizações na missão de eliminar plásticos desnecessários, inovar em novos materiais e modelos de negócios e promover a reciclagem. Embora signatários como a SC Johnson tenham superado significativamente seus pares nos últimos seis anos, o relatório destaca a urgência de ações mais ambiciosas e um tratado global vinculativo para alcançar resultados significativos.
Além de seu papel como signatária, a SC Johnson é vista como exemplo de como empresas podem liderar mudanças sistêmicas. Segundo a Fundação Ellen MacArthur, “os signatários do Compromisso Global estabeleceram metas ousadas e estão promovendo ações que excedem as práticas convencionais do setor”.