Nike causa fúria com ‘atualização lúdica’ da cruz da bandeira da Inglaterra em novo uniforme da Seleção

Patrocinadora ‘recoloriu’ a Cruz de São Jorge, que na bandeira do país é vermelha sobre fundo branco

A Nike está sob críticas até de líderes políticos como o primeiro-ministro Rishi Sunak após a apresentação das novas camisas da seleção inglesa de futebol, em que a Cruz de São Jorge, principal elemento da bandeira nacional, aparece em uma combinação de roxo, azul, preto e vermelho.

Na bandeira da Inglaterra, a cruz é vermelha sobre um fundo branco. Ao lançar os novos uniformes, a patrocinadora da seleção explicou ter feito “uma atualização lúdica da Cruz de São Jorge na gola da camisa, com o objetivo de unir e inspirar” – mas o resultado foi o oposto, gerando uma crise de imagem

Desde segunda-feira (18), quando o kit foi divulgado pelas redes sociais, a Nike enfrenta uma revolta nas redes sociais, críticas abertas na imprensa e ameaça de boicote de seus produtos. Keir Starmer, líder do partido Trabalhista, que está à frente nas pesquisas para se tornar primeiro-ministro, foi um dos que pediu à Nike para voltar atrás. Na manhã de hoje, Rishi Sunak declarou que prefere a bandeira original. 

Camisa da Nike para Seleção inglesa será usada no campeonato Euro24

O novo kit de camisas da Nike para a seleção inglesa, que enfrenta o Brasil em um amistoso em Londres neste sábado (23), é composto pelos uniformes que serão usados pelos jogadores no campeonato Euro24, que começa em junho. 

As camisas estão sendo vendidas desde quinta-feira (21) aos torcedores no site da Nike por 125 libras (R$ 782,00 ), valor que também foi criticado. 

A descrição da Nike, reproduzida no site oficial da seleção, diz: “O kit Inglaterra 2024 revoluciona a história com uma versão moderna de um clássico”.

A segunda camisa, na cor roxa, é apresentada como “seguindo a linha entre o padrão estabelecido e o não-convencional”, com o roxo resultante da fusão do azul e do vermelho tradicionais adotado “para homenagear a história e celebrar o futuro do time”. 

Não há referências a uma homenagem à bandeira do arco-íris, símbolo LGBTQ, na releitura da Cruz de São Jorge que aparece na parte de trás da gola, mas alguns viram nas novas cores uma alusão ao movimento, acusando pejorativamente a Nike de “politicamente correta”. 

No entanto, a fúria maior é contra a alteração do principal elemento da bandeira da Inglaterra. As principais críticas dos descontentes são contra o que alguns chamaram de “profanação de um símbolo nacional”. 

A Nike também apresentou uniformes de outras seleções patrocinadas por ela na Europa, sem alterações significativas, o que foi lembrado pelos insatisfeitos com a “atualização lúdica”, sugerindo até conspiração contra o país. 

Petição online contra a Nike 

Uma petição online foi criada para pressionar a Nike a voltar atrás, e em dois dias reuniu mais de 18 mil assinaturas. No texto, o autor diz: 

Esta peça heráldica milenar é identificação dos ingleses há séculos. Fala da determinação heróica do nosso padroeiro São Jorge, do orgulho que ele tem em vencer os malfeitores em grandes atos de serviço e da antiga tradição cristã desta terra e deste povo. É um símbolo que resume as virtudes que nos tornam ingleses e que caracterizam esta nação no cenário internacional.

O clamor contra a patrocinadora provocou comentários de políticos de vários partidos. A fala de maior repercussão foi a de Keir Starmer, por sua posição de provável novo chefe de governo nas eleições previstas para este ano. 

Ele disse ser grande fã de futebol, frequentador de estádios, e que não entendeu por que a Nike achou que deveria mudar o símbolo nacional na camisa da seleção inglesa.

“É um unificador, não precisa ser mudado. Só precisamos estar orgulhosos [do símbolo] – então, acho que eles deveriam reconsiderar”. 

A Nike não comentou a polêmica. 

Fonte: Mediatalks

Compartilhe:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a Newsletter

e receba conteúdos exclusivos para o seu sucesso

Entrevistas Identidades de Sucesso

Edit Template

sobre

Ecossistema de conteúdos e entrevistas exclusivas sobre Carreira . Gestão Empresarial . Liderança . Autoconhecimento . Mentalidade de Sucesso

Acompanhe as nossas redes sociais

assine nossa newsletter

Siga a Letícia nas redes sociais

© 2024 Identidades de Sucesso | Empresa do Grupo Identidade | Todos os Direitos Reservados | Portal desenvolvido por ID Branding & Co.