Iniciativa é o maior investimento único da empresa no país e visa impulsionar o desenvolvimento de inteligência artificial e infraestrutura digital, além de capacitar 5 milhões de brasileiros nos próximos três anos
A Microsoft anunciou um investimento de R$ 14,7 bilhões no Brasil ao longo dos próximos três anos, com foco na expansão da infraestrutura de nuvem e inteligência artificial (IA) e na capacitação profissional de 5 milhões de brasileiros. A iniciativa é parte do programa “Microsoft Mais Brasil”, que busca fomentar a inovação e o crescimento sustentável no país.
O investimento, que é o maior já realizado pela Microsoft em seus 35 anos de operação no Brasil, será direcionado para a ampliação dos datacenters no estado de São Paulo, aumentando a capacidade de infraestrutura de nuvem e IA da empresa. O objetivo é apoiar o desenvolvimento de novos projetos tecnológicos e reforçar a competitividade do país. Segundo a Microsoft, a expansão também contribuirá para melhorar a eficiência do setor público e a resiliência nacional, além de fomentar práticas sustentáveis.
“Estamos comprometidos em apoiar a transformação da IA no Brasil e garantir que ela beneficie a todos”, declarou Satya Nadella, CEO da Microsoft. “Nossos novos investimentos em infraestrutura de nuvem e IA e em capacitação no Brasil ajudarão a garantir um amplo acesso tanto à tecnologia quanto às habilidades necessárias para que a população e a economia brasileira prosperem nesta era de IA.”
O programa ConectAI, lançado como parte dessa iniciativa, oferecerá treinamentos em habilidades de IA a 5 milhões de brasileiros, colaborando para a inclusão digital e a criação de oportunidades no mercado de trabalho. Para alcançar esse objetivo, a Microsoft firmou parcerias com 26 organizações, incluindo instituições educacionais, ONGs e governos. Entre os parceiros estão o SENAI São Paulo, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o UNICEF, além da organização Nova Escola, que capacitará educadores em novas tecnologias.
“O anúncio de hoje demonstra o compromisso da Microsoft em apoiar o crescimento econômico e inclusivo no Brasil. Estamos empoderando indivíduos, empresas e a sociedade para aumentar a inovação e democratizar o uso da IA por meio do desenvolvimento de habilidades, compartilhamento de conhecimento e acesso à tecnologia de ponta e infraestrutura digital, ao mesmo tempo em que cumprimos nossas metas de sustentabilidade”, afirmou Tania Cosentino, Presidente da Microsoft Brasil,
O estudo da consultoria FrontierView, encomendado pela Microsoft, aponta que a adoção massiva de IA poderia adicionar 4,2 pontos percentuais ao crescimento do PIB brasileiro até 2030. Mesmo uma adoção mínima da tecnologia resultaria em um incremento de 1,8 pontos percentuais no PIB do país no mesmo período.
Capacitação para o futuro digital
Como parte da estratégia de capacitação, a Microsoft e o SENAI São Paulo irão oferecer cursos de fluência em IA e treinamentos para a certificação AI-900, beneficiando alunos, professores e a comunidade em geral. O programa também inclui uma nova colaboração com o MTE por meio da “Escola do Trabalhador 4.0”, que oferece habilidades digitais a brasileiros que buscam se qualificar para o mercado de trabalho.
“O MTE tem trabalhado com a Microsoft há anos na construção de treinamentos em habilidades digitais para apoiar a população brasileira a se capacitar nas tecnologias atuais. As novas iniciativas que estamos desenvolvendo juntos para disseminar o conhecimento em inteligência artificial serão essenciais para promover a inclusão das pessoas no ambiente digital e gerar mais oportunidades de empregabilidade no país, apoiando o crescimento econômico e profissional dos cidadãos”, afirmou Luiz Marinho, Ministro do Trabalho e Emprego.
Além disso, a empresa se uniu ao UNICEF para levar habilidades de IA ao programa 1MiO, voltado para jovens de 18 a 25 anos que não estão estudando nem trabalhando, ajudando a reduzir a exclusão no mercado de trabalho. A ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) também será parceira na capacitação de servidores públicos, tornando-os mais produtivos e contribuindo para a inovação tecnológica no setor público.
Os cursos serão disponibilizados gratuitamente no site da Microsoft, com mais de 130 trilhas de aprendizagem que abordarão temas como alfabetização digital, produtividade, IA e treinamentos técnicos, incluindo a utilização do Microsoft 365 e do Microsoft Copilot.
Fomento ao ecossistema de startups e sustentabilidade
O investimento da Microsoft no Brasil vai além da infraestrutura e capacitação. A empresa também apoia o ecossistema de desenvolvedores e startups locais. Desde julho de 2023, foram concedidos mais de USD 9 milhões em créditos Azure para cerca de 3.300 startups no país por meio do programa Microsoft for Startups Founders Hub. A comunidade brasileira de desenvolvedores do GitHub conta com mais de 4,8 milhões de pessoas, sendo a sexta maior globalmente, e espera-se que o Brasil ultrapasse a China até 2028, tornando-se a terceira maior comunidade desses profissionais no mundo.
Outro pilar importante da estratégia da Microsoft é a sustentabilidade. A empresa reforçou suas metas de se tornar negativa em carbono até 2030 e assinou novos contratos de energia renovável no Brasil, incluindo um acordo de 15 anos com a AES Brasil para geração de energia eólica no Complexo Eólico Cajuína, no Rio Grande do Norte. O projeto será conduzido por uma equipe composta exclusivamente por mulheres, destacando o compromisso com a diversidade.
A Microsoft também firmou parcerias de longo prazo com a Mombak e a re.green para promover a remoção de carbono por meio de projetos de reflorestamento na Amazônia e em outras regiões do Brasil, somando milhões de toneladas de CO₂ removidas até 2043. Essas iniciativas visam não apenas reduzir a pegada de carbono da Microsoft, mas também fomentar a recuperação de ecossistemas e o desenvolvimento econômico sustentável.
Com o maior investimento já feito pela empresa no Brasil, a Microsoft reafirma seu compromisso com o desenvolvimento de um ecossistema de tecnologia robusto, inclusivo e sustentável no país, capacitando milhões de brasileiros e impulsionando a inovação no setor de inteligência artificial.