Empresa aposta em conectividade móvel de alta performance para setores como mineração, agronegócio e manufatura no país
A Deutsche Telekom Global Business, unidade do grupo alemão Deutsche Telekom voltada a soluções corporativas, anunciou o lançamento de sua oferta de redes celulares privativas 4G e 5G no Brasil. A novidade chega respaldada pela expertise global da empresa, que já implementou mais de 90 redes privativas na Europa e na América do Norte. A iniciativa promete impulsionar a digitalização de setores estratégicos como mineração, óleo e gás, agronegócio e manufatura.
Recentemente reconhecida como líder no Quadrante Mágico™ para redes celulares privativas 4G e 5G da consultoria Gartner®, a Deutsche Telekom Global Business passa a disponibilizar no país uma solução completa, que abrange desde o design até a implementação, além de serviços gerenciados e suporte ao cliente.
“Temos no país um ecossistema formado por parceiros globais e locais para a expansão deste mercado oferecendo a mesma qualidade de conexão e serviço que já fazemos no exterior”, afirma Daniel Sartori, Head de Conectividade Móvel no Brasil da Deutsche Telekom Global Business.
No Brasil, a companhia atuará com três modelos de conectividade:
– Redes públicas, que utilizam a infraestrutura já existente das operadoras;
– Redes dedicadas, focadas em missões críticas com todos os equipamentos instalados nas dependências do cliente;
– Redes híbridas, que integram atividades críticas conectadas localmente com operações menos sensíveis conectadas à rede pública.
A empresa aposta no crescimento da demanda por redes privadas em setores que já apresentam avanços significativos no uso da tecnologia. No agronegócio, por exemplo, a conectividade de alta performance viabiliza a transformação digital de fazendas com maior controle e monitoramento em tempo real. Na manufatura, a proposta está alinhada ao conceito de fábricas inteligentes. Já em mineração e óleo e gás, a segurança e confiabilidade das redes privativas são essenciais para operações de missão crítica.
A proposta da Deutsche Telekom Global Business segue uma abordagem agnóstica e personalizada para cada cliente. “Vamos oferecer modelos flexíveis e estruturas personalizadas e implementar nos clientes o modelo de rede que melhor se adapta às suas necessidades operacionais e orçamentais”, explica Sartori.
A operação no Brasil foi oficialmente iniciada em 2023, mas o grupo Deutsche Telekom atua no país desde 2005 com serviços de telecomunicações. Com presença em mais de 25 mercados globais e cerca de 3 mil colaboradores, a Deutsche Telekom Global Business tem como foco oferecer redes corporativas flexíveis e seguras, fundamentais para a transformação digital de empresas e instituições públicas.
O portfólio global inclui soluções como Overlay/Underlay, Premium Internet Underlay (PIU), Lan to Lan, SD-WAN, MPLS e redes móveis gerenciadas, incluindo as redes privativas agora lançadas no Brasil, além de conectividade M2M/IoT e soluções específicas para o setor automotivo. A Deutsche Telekom é a maior operadora da Europa, com mais de 261 milhões de clientes móveis, 25 milhões de linhas fixas, 22 milhões de acessos de banda larga e cerca de 198 mil funcionários em todo o mundo.