Iniciativa cria solução inovadora, que busca reduzir resíduos e incentivar um consumo mais consciente no setor de delivery
O Cazoolo, laboratório de design de embalagens circulares da Braskem, uniu forças com o iFood para criar uma solução inovadora no setor de delivery: uma embalagem retornável que reduz o descarte de resíduos e promove o consumo consciente, sem comprometer a experiência do consumidor. O projeto passou por testes com restaurantes e consumidores para, futuramente, avançar para a fase piloto.
O desenvolvimento seguiu uma abordagem de design centrado no usuário, garantindo eficiência operacional para os restaurantes, segurança no transporte dos alimentos e praticidade na devolução da embalagem. “O desenvolvimento de embalagens retornáveis representa um passo significativo em direção à sustentabilidade na prática. Estamos constantemente em busca de promover o design circular das embalagens, melhorar a gestão de resíduos e minimizar o impacto em todas as etapas da cadeia”, afirma Fabio Sant’Ana, responsável por Desenvolvimento de Mercado e Novos Negócios no Cazoolo.
Embalagem sustentável e eficiente
Para garantir viabilidade e adesão ao novo modelo, o projeto definiu requisitos essenciais, como a facilidade de reciclagem na cadeia pós-consumo, vedação eficiente para evitar vazamentos durante o transporte e facilidade na limpeza para permitir múltiplos ciclos de reuso. “Pesquisamos todos os requisitos de uma embalagem retornável e as maiores dores do delivery para criar um modelo ideal. Depois, rodamos o Circular Design Sprint – programa do Cazoolo focado em acelerar projetos circulares para criar, prototipar e refinar o projeto até termos a solução ideal, sempre em um curto espaço de tempo. Com o projeto finalizado, foi o momento de pegarmos a percepção dos restaurantes e consumidores, e tivemos respostas muito positivas”, comenta Sant’Ana.
Testes com restaurantes e consumidores
A colaboração entre Cazoolo e iFood incluiu um estudo detalhado com donos de restaurantes e consumidores para identificar necessidades operacionais e preferências de uso da embalagem retornável. A pesquisa analisou desde o manuseio e transporte até a experiência de consumo e descarte da embalagem. “Este foi um processo fundamental na nossa jornada. Conseguimos identificar os pontos mais sensíveis e entender até onde o consumidor estaria disposto a mexer na sua jornada padrão, com embalagens descartáveis, para uma com embalagens retornáveis, em prol de um delivery com menos resíduos”, complementa Sant’Ana.
Para o iFood, os resultados alcançados atenderam totalmente às expectativas. “A preocupação com as embalagens entregues aos consumidores sempre marcou presença em nosso negócio. Para alcançar nossos objetivos de sustentabilidade, buscamos parceiros inovadores e trabalhar lado a lado com o Coordenadora sênior de Sustentabilidade do iFood.
O compromisso com a sustentabilidade
O iFood, referência no delivery online na América Latina, tem como propósito transformar a sociedade por meio da tecnologia e da inovação, sempre alinhado a práticas de impacto socioambiental positivo. Com um ecossistema que movimenta 100 milhões de pedidos por mês e conecta 300 mil entregadores e 350 mil estabelecimentos parceiros, a empresa busca constantemente soluções sustentáveis para suas operações.
Já o Cazoolo, laboratório de design de embalagens circulares criado pela Braskem, tem como missão desenvolver soluções inovadoras que reduzam o impacto ambiental do setor de embalagens. O espaço conta com uma infraestrutura voltada à cocriação de embalagens sustentáveis, promovendo iniciativas que vão desde a reciclabilidade até sistemas de refil e reuso.
Com essa parceria, Cazoolo e iFood avançam na construção de um delivery mais sustentável, mostrando que a inovação e a responsabilidade ambiental podem caminhar juntas.