Tecnologia baseada em IA e Blockchain permite monetizar a redução de carbono, beneficiando motoristas e empresas comprometidas com ESG
A IturanMob, unidade de mobilidade da Ituran Brasil, lançou uma solução inovadora que converte a economia de emissões de carbono em retorno financeiro para motoristas de veículos elétricos. O sistema, auditado e validado pela KPMG Brasil, utiliza Inteligência Artificial e Blockchain para monitorar, certificar e comercializar créditos de carbono.
A tecnologia funciona por meio de um dispositivo IoT (Internet das Coisas) instalado nos veículos, que mensura, em tempo real, a redução de emissões de carbono baseada na condução do motorista. Os dados coletados são enviados para um Data Hub e integrados à API das certificadoras, como a BVM12 (Bolsa de Verde de Manaus), que transforma as emissões evitadas em créditos comercializáveis. Empresas interessadas em compensar sua pegada de carbono podem adquiri-los, e os motoristas recebem o valor correspondente diretamente em suas contas.
“Nossa tecnologia oferece um método preciso e confiável de monitoramento de quanto aquele carro deixou de poluir. A análise considera a rotina e condução de cada motorista e, com isso, os créditos são tokenizados na BVM12 e adquiridos por empresas que compram e revendem carbono não emitido”, explica Paulo Henrique “PH” Andrade, CEO da IturanMob.
A solução já está em funcionamento por meio de uma parceria com a 99, Ituran, BVM12 e Osten Group, beneficiando motoristas da 99, que podem receber até R$ 200 mensais com a venda dos créditos. A tecnologia, atualmente disponível para frotas empresariais, em breve poderá ser utilizada também por proprietários individuais de veículos elétricos, tornando-se um atrativo adicional para quem busca unir sustentabilidade e retorno financeiro. Além disso, o dispositivo instalado permite acesso a serviços de recuperação veicular, conectividade em tempo real e monitoramento da telemetria do veículo.
“Conseguimos unir inovação e impacto ambiental positivo. Cada quilômetro rodado com um veículo elétrico passa a ser mais do que uma alternativa sustentável, mas também um benefício direto para o motorista. Estamos criando um ecossistema onde a mobilidade elétrica se torna ainda mais viável e acessível”, destaca PH.
A solução está integrada ao EV-Plan, plataforma lançada pela Ituran em fevereiro deste ano para atender exclusivamente a veículos elétricos. Atualmente, já equipa 200 veículos de aluguel da Osten Group, permitindo planejamento de trajetos inteligentes de carregamento, monitoramento da bateria em tempo real e alertas ativos sobre status, consumo e recarga. Em breve, o EV-Plan permitirá agendamento e reserva de pontos de carregamento, otimizando a experiência dos motoristas.
O crescimento da IturanMob tem sido acelerado: em 2024, a empresa registrou uma expansão de 96% na base ativa. Entre as soluções recentemente lançadas estão o MobFleet (gestão de frotas), MobRacing (monitoramento de desempenho na Porsche Cup Brasil), MobTestDrive (digitalização de test drives e test rides para montadoras como Yamaha, BYD e JAC), MobRAC (para locadoras), MobSub (assinaturas de veículos), MobPool (compartilhamento de veículos em empresas) e MobCore (APIs e libs BLE para automação veicular).
Com a adoção crescente dessas tecnologias, a IturanMob projeta mais um ano de forte expansão para 2025, com expectativa de dobrar novamente sua base ativa e crescer mais de 90%. Além do mercado brasileiro, a empresa está expandindo sua atuação internacionalmente, com presença na América Latina, Israel, EUA e planos de entrada em Portugal, Espanha, Alemanha e França.