Campanha “Pague 1, Leve ⅓” alerta anunciantes sobre erros na escolha de creators, precificação e segmentação que fazem marcas perderem até R$ 1,57 bilhão por ano
Na última semana, os principais anunciantes e agências do Brasil receberam uma entrega inusitada: caixas de pizza contendo apenas um terço das fatias. A iniciativa, promovida pela BrandLovers, teve como objetivo ilustrar o desperdício bilionário que ocorre no marketing de influência devido a falhas na seleção de influenciadores, na precificação e na segmentação de campanhas.
“Através de uma análise de dados, descobrimos que ⅔ do orçamento destinado à mídia de creators pode estar sendo desperdiçado. É como se você comprasse uma pizza e, na hora da entrega, chegassem apenas ⅓ da pizza que você comprou, com a diferença de que, no caso do dinheiro perdido nas campanhas, estamos falando de uma frustração bem maior”, explica Rapha Avellar, CEO da BrandLovers, plataforma que conecta creators e grandes anunciantes.
A campanha, realizada nos dias 25 e 26 de março, foi baseada no estudo mais recente da BrandLovers, que revelou que até R$ 1,57 bilhão é desperdiçado anualmente em campanhas de influência que não utilizam tecnologia para otimizar decisões. A iniciativa foi um alerta para profissionais de marketing sobre a discrepância entre o investimento realizado e o impacto real das campanhas.
Onde foram parar as outras fatias do orçamento?
A BrandLovers identificou que o desperdício ocorre principalmente por três fatores:
1. Escolha inadequada de creators
Muitas marcas selecionam influenciadores com base apenas no número de seguidores, ignorando a eficiência do investimento. Dados da plataforma mostram que micro e nano creators costumam ter um custo por visualização mais rentável do que os macro, permitindo um alcance até 65% mais eficiente por real investido.
2. Falta de precificação individual e multifatorial
O mercado ainda precifica influenciadores de forma simplificada, baseando-se apenas na quantidade de seguidores, sem considerar engajamento, impacto da audiência e outras métricas. Esse erro resulta em criadores com baixa performance sendo pagos como se tivessem alto impacto, além de abrir espaço para intermediários que inflacionam os custos em até seis vezes.
3. Segmentação errada
Muitas marcas escolhem influenciadores apenas pela associação de imagem, sem considerar se a audiência do creator corresponde ao público-alvo da campanha. Isso pode tornar as campanhas três vezes menos eficazes, resultando em um desperdício de até 72% do orçamento.
Como recuperar as fatias desperdiçadas
A BrandLovers reforçou a importância do uso de dados, algoritmos preditivos e planejamento estratégico para a compra de mídia de influenciadores. Além da entrega das pizzas, a empresa disponibilizou um relatório detalhado sobre os dados da campanha, auxiliando anunciantes na otimização dos investimentos para aumentar o retorno das campanhas.
“Nosso objetivo com essa ação foi transformar um problema invisível em algo tangível e impossível de ignorar. Queremos que os anunciantes percebam que existe uma forma mais eficiente e estratégica de investir na mídia de influência, garantindo que eles recebam o retorno esperado pelo que pagaram”, conclui Avellar.