Plataforma também anuncia investimento de R$50 milhões em pontos de apoio e expansão gradual do 99Food em todo o país
O segmento de delivery está sofrendo severas transformações desde o anúncio da entrada de novos players neste mercado, antes liderado por uma companhia, o iFood. A 99 anunciou um novo modelo de remuneração mínima diária para motociclistas parceiros, com valor garantido de R$250 para quem realizar 20 corridas no mesmo dia — sendo 15 viagens com passageiros ou entregas de objetos e outras 5 entregas de comida. A iniciativa faz parte de um projeto de longo prazo da plataforma, que visa melhorar as condições de trabalho e ampliar a rentabilidade dos profissionais.
Segundo a empresa, o valor mínimo de R$250 é pago independentemente da distância ou tempo das viagens, representando uma média de R$12,50 por corrida. Os pagamentos são realizados no mesmo dia por meio da carteira digital 99Pay, o que reforça o compromisso da marca com agilidade e conveniência.
“Não vemos os motociclistas e entregadores como intermediários, mas sim como parceiros. Por isso, queremos construir um futuro melhor para eles. Nossa missão vai além de promoções pontuais — estamos mudando a lógica desta relação para criar um novo padrão que valorize, proteja e empodere quem faz o sistema rodar”, declara Luis Gamper, diretor sênior de Logística da 99.
O novo modelo será viabilizado pelo ecossistema integrado da 99, que combina os serviços de transporte de passageiros, entrega de pacotes e delivery de comida. A estratégia permite que o motociclista maximize seus ganhos ao longo do dia, transitando entre diferentes tipos de serviços de forma eficiente e dentro do mesmo aplicativo.
Expansão da 99Food e apoio ao motociclista
A nova categoria de entrega de refeições, o 99Food, começa a operar de forma gradual em todo o Brasil a partir do meio do ano. A plataforma contará com os mesmos parceiros motociclistas que já atuam com transporte e entregas. Atualmente, a base da 99 inclui 700 mil motociclistas ativos, distribuídos em mais de 3.300 cidades brasileiras, atendendo cerca de 55 milhões de usuários.
Outra novidade é o investimento de R$50 milhões ao longo dos próximos cinco anos para a criação de pontos de apoio físicos aos motociclistas parceiros. Os locais ainda estão em fase de definição, mas contarão com banheiros, áreas de descanso e estações de hidratação, atendendo a reivindicações históricas da categoria e melhorando as condições para quem passa o dia nas ruas.
A 99 também anunciou que, com o lançamento do 99Food, os motociclistas que seguirem o modelo sugerido de corridas terão ganhos cerca de 50% superiores à média do mercado, tornando a operação ainda mais atrativa frente a outras plataformas.
Estímulo ao mercado de food service
A 99Food anunciou ainda que não cobrará taxas de comissão nem mensalidades dos restaurantes que aderirem à plataforma, como estratégia para atrair estabelecimentos e promover a competitividade nos preços. A isenção poderá representar uma economia de até 30% sobre o valor dos pedidos, possibilitando margens de lucro mais altas para os comerciantes e preços mais acessíveis ao consumidor final.
“Estamos devolvendo o controle do mercado para quem cozinha e quem entrega. Em um pedido médio, os restaurantes podem ganhar cerca de 20% a mais do que hoje — um salto real que transforma o delivery em fonte de lucro, e ainda garante aos consumidores as opções mais acessíveis de comida do mercado”, afirma Bruno Rossini, diretor sênior da 99 no Brasil.