Uma decisão estratégica e menos 22 toneladas de plástico

Fabricante catarinense de chocolates premium aposta em inovação sustentável e transforma gestão de embalagens, mantendo crescimento nas vendas

Uma verdadeira “caça ao plástico” levou a Nugali Chocolates, de Pomerode (SC), a reduzir em 84% o volume de resíduos plásticos provenientes de suas embalagens desde 2020. A iniciativa ambiental da marca resultou na eliminação de 22 toneladas de materiais plásticos, mesmo em um cenário de expansão contínua nas vendas.

O movimento começou com um mapeamento completo das embalagens de todos os produtos do portfólio. A empresa identificou o uso de plásticos e passou a buscar substituições sustentáveis para cada componente. O esforço resultou em mudanças significativas em 40 itens, com a reformulação total de alguns produtos e a retirada de outros de linha. Além disso, os 10 lançamentos mais recentes da marca já foram desenvolvidos livres de plástico.

Fundada em 2004, pelos engenheiros Maitê Lang e Ivan Blumenschein, a Nugali é reconhecida por sua produção bean to bar — modelo em que o fabricante controla toda a cadeia, do plantio ao consumidor final —, a empresa catarinense detém hoje cerca de 20% do mercado brasileiro no segmento e é considerada a marca de chocolates mais premiada do país.

A atuação ambiental da Nugali rendeu importantes reconhecimentos. A empresa acaba de conquistar o Prêmio Expressão Ecologia 2025, que será entregue em agosto, em Florianópolis. A fabricante já havia sido agraciada com outros prêmios relevantes, como o Prêmio Nacional de Inovação 2022, concedido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Prêmio Empresa Cidadã ESG da ADVB/SC em 2023, além de outras duas edições do próprio Expressão Ecologia, em 2023 e 2024.

Uma das ações mais emblemáticas foi a criação da primeira embalagem biodegradável para chocolates do Brasil. Essa inovação substitui o tradicional plástico metalizado, um material de difícil reciclagem que geralmente acaba em aterros sanitários. A nova embalagem pode ser descartada junto ao lixo orgânico, oferecendo uma alternativa ambientalmente responsável e prática. Nas lojas da marca, a substituição das sacolas plásticas convencionais por versões feitas com amido biodegradável evitou, sozinha, a geração de quase uma tonelada de plástico descartável por ano.

A certificação Lixo Zero também reforça o comprometimento da marca com a sustentabilidade. Atualmente, 99,9% de todos os resíduos gerados pela Nugali são compostados ou reciclados, comprovando a eficácia da política de gestão de resíduos.

Com práticas sustentáveis consolidadas e reconhecimento nacional, a Nugali reforça a viabilidade de aliar responsabilidade ambiental à performance empresarial no setor de alimentos premium. “Tiramos um volume expressivo de plásticos do meio ambiente num período em que nossas vendas cresceram, ano após ano. Acreditamos que essa é uma demonstração de que a sustentabilidade pode ser um ativo para os negócios, e não uma mera despesa”, afirma o sócio e diretor de produção, Ivan Blumenschein.

Compartilhe:

Edit Template

sobre

Ecossistema de conteúdos e entrevistas exclusivas sobre Carreira . Gestão Empresarial . Liderança . Autoconhecimento . Mentalidade de Sucesso

Acompanhe as nossas redes sociais

assine a newsletter

Siga a Letícia nas redes sociais

© 2024 Identidades de Sucesso | Empresa do Grupo Identidade | Todos os Direitos Reservados | Portal desenvolvido por ID Branding & Co.

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.