Programação no Instagram no Dia do Meio Ambiente reúne especialistas, influenciadores e documentários sobre conservação
No Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza realizará uma maratona de conteúdo ao vivo com 24 horas de duração no Instagram (@fundacaogrupoboticario), com o objetivo de engajar a sociedade em torno da causa ambiental. A ação faz parte da campanha On pela Natureza e contará com rodas de conversa, painéis temáticos e exibição de mini documentários, reunindo atletas, influenciadores e especialistas em meio ambiente.
“A ideia da iniciativa é despertar a consciência das pessoas e ressaltar a urgência da conservação ambiental. Se a natureza entra em modo OFF, tudo ao nosso redor também para. Por isso, queremos provocar uma reflexão e mostrar que preservar os recursos naturais é preservar a própria vida. É uma chamada à ação coletiva, porque o futuro não pode esperar: é agora ou agora”, afirma Omar Rodrigues, gerente sênior de Engajamento, Comunicação e Relações Institucionais da Fundação Grupo Boticário.
A programação começa às 10h com abertura oficial e segue com painéis organizados em blocos temáticos, alinhados às frentes de atuação da Fundação. O primeiro debate, Natureza e clima, reúne André Ferretti, gerente de Economia da Biodiversidade da instituição, e a jornalista e cineasta Iara Cardoso, roteirista do documentário A Era dos Humanos. Eles discutirão os impactos das mudanças climáticas na natureza e como emoções e pensamentos humanos contribuem para essas transformações.
Outro destaque da programação é o painel sobre Soluções Baseadas na Natureza (SBN), abordando estratégias sustentáveis para desafios urbanos como alagamentos e ilhas de calor. A conversa será mediada por Juliana Baladelli Ribeiro, especialista da Fundação, e contará com a participação de Bárbara Barros, diretora global de financiamento para adaptação do C40 Cities, rede internacional de grandes cidades voltadas à sustentabilidade.
Painéis sobre proteção das águas, da biodiversidade, das florestas, do Cerrado e dos oceanos reforçam o compromisso da Fundação com a conservação ambiental. O paraquedista Luigi Cani, recordista mundial e conhecido por seus saltos radicais, relatará sua experiência ao lançar mais de 100 milhões de sementes de árvores nativas em uma área desmatada da Amazônia.
O evento também inclui discussões sobre o Movimento Viva Água, iniciativa que promove segurança hídrica nas bacias dos rios Miringuava e Guanabara, e sobre a Grande Reserva Mata Atlântica, maior remanescente contínuo do bioma, com 2,7 milhões de hectares em áreas naturais e 2,2 milhões em área marinha. Com presença em 60 municípios do Sul e Sudeste do país, a Fundação atua na região com projetos de desenvolvimento sustentável, como a manutenção da Reserva Natural Salto Morato.
No penúltimo bloco, a temática gira em torno da comunicação e do engajamento da sociedade. Thaís Gusmão, gerente de Educação e Engajamento da Fundação, apresentará campanhas educativas da instituição, ao lado da bióloga e influenciadora Eduarda Melo (@biologairinhaa). Em seguida, o ator Bruno Gissoni (@brunogissoni) compartilha sua conexão com a natureza e experiências vividas na Reserva Natural Salto Morato.
A live será encerrada com uma participação de Marion Silva, gerente de Ciência e Conservação da Fundação, que apresentará os próximos passos da organização para manter a natureza em modo “ON” e ativa nas agendas de conservação ambiental.
Com 35 anos de atuação, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é mantida pelo Grupo Boticário. A instituição sem fins lucrativos atua fortemente em temas como segurança hídrica, adaptação às mudanças climáticas e proteção costeira e já apoiou mais de 1.800 iniciativas em todos os biomas do país e protege duas reservas naturais – uma na Mata Atlântica e outra no Cerrado – somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a Fundação acredita que a natureza é a base do desenvolvimento social e econômico brasileiro. A programação especial do Dia do Meio Ambiente reforça o papel estratégico da comunicação e da mobilização social para alcançar soluções concretas e urgentes em prol da natureza.