No Dia Internacional da Mulher, a TIM anuncia a ampliação do projeto “Caminho Delas” para todas as 147 lojas no país
Desenvolvido pela BETC HAVAS em 2023, a iniciativa piloto transformou 11 lojas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro em pontos de conexão para mulheres em situação de risco, oferecendo conexão a uma rede de apoio para todas as mulheres vítimas de qualquer tipo de violência ou que se sentirem em perigo ou ameaçadas por seus agressores. Agora, a iniciativa será estendida às mais 147 unidades, em 25 estados, alcançando todas as regiões do Brasil.
De portas abertas para as vítimas de violência, a TIM promoveu ainda, em parceria com a consultoria Livre de Assédio, um treinamento massivo de toda equipe de vendas de atendimento para mais de 2 mil pessoas. Ao receber uma mulher em busca de ajuda, os profissionais são orientados a oferecer estrutura física para denúncia. Esse apoio também inclui um smartphone para conexão, uma cartilha com informações, contatos de diversos canais públicos e outras autoridades.
“O combate à violência contra a mulher é urgente e não pode esperar. Por isso, estamos aliando o amplo alcance das nossas lojas próprias, o engajamento do nosso time de vendas e as possibilidades da tecnologia em prol dessa causa. E queremos ir além para fazer a diferença na vida das mulheres: em breve, teremos vagas afirmativas para vítimas de violência, para que possam adquirir independência financeira para romper esse ciclo e transformar suas histórias”, comenta Maria Antonietta Russo, VP de Pessoas, Cultura e Organização da TIM.
As lojas participantes estão indicadas como “locais seguros”, no mapa interativo “Caminho Delas”, guia criado a partir de dados das próprias usuárias e estatísticas geradas por inteligência artificial no aplicativo “Mulheres Positivas”, que faz parte de um amplo ecossistema criado pela empresária Fabi Saad e liderado pela operadora desde 2021.
A campanha “Manifesto de Gênero da TIM (A Equidade é Possível)”, com a embaixadora da marca, a cantora IZA, foi lançada em outubro de 2023, para reforçar ainda mais os compromissos da empresa com a equidade de gênero, seja no mercado de trabalho ou no combate a qualquer tipo de preconceito e violência contra a mulher.
A campanha também foi desenvolvida pela BETC HAVAS. “Essa ação não é um projeto isolado. Ela faz parte de uma agenda de gênero abrangente da marca e estamos honrados em fazer parte dessa iniciativa. A TIM demonstra uma compreensão profunda das questões que afetam as mulheres atualmente e o combate à violência é uma parte crucial. As lojas transformadas em locais seguros são um exemplo tangível desse compromisso. As ações criativas são essenciais para ampliar esse manifesto e inspirar outras empresas e setores a seguirem o exemplo e se comprometerem com a segurança e o bem-estar das mulheres”, Flavia Braga, diretora geral da BETC HAVAS Rio de Janeiro.
Para a segunda fase da campanha, a ação engloba uma série de outros eventos para promover a equidade, como empregabilidade, empoderamento, maternidade, saúde e bem-estar. Estão previstas ativações nas mídias sociais com influenciadores e nomes de peso, como Astrid Fontenelle, Lea Maria Jahn, Bia Ben, Ana Hickmann, Gabrielly Sadovski, Marciele Albuquerque e Thallita Flor. O projeto nas lojas também será replicado nos grandes eventos que a operadora realiza ou patrocina, como o Rock in Rio. E, para aumentar o impacto do projeto, irão ao ar cinco conteúdos no programa Hoje em Dia, da TV Record, onde a apresentadora Ana Hickmann irá conduzir entrevistas e abordar assuntos diversos ao longo de cinco semanas.