Site de receitas da Unilever lança projeto de cashback aos amantes da culinária

Empresas integram conteúdos do site Recepedia à plataforma de ativação Mangos, da IZIO&Co, visando promover a fidelização de clientes no varejo

Os shoppers têm cada vez mais buscado por conteúdos relevantes. Com base nesta percepção e nos dados apresentados em diversas pesquisas, surgiu o projeto que integrará o conteúdo de Recepedia, plataforma de receitas e gastronomia da Unilever, ao Mangos, solução de cashback desenvolvida pela IZIO&Co. A solução inovadora no varejo, integrará os descontos diretamente nas receitas.

Este é o primeiro projeto da parceria da empresa com a multinacional de bens de consumo, e será lançado ainda em fevereiro. A ideia é realizar a ativação promocional dos ingredientes das receitas mais populares do Recepedia, e também desenvolver conteúdos exclusivos para as marcas. Por exemplo, se o usuário está navegando por uma receita de bolo, haverá um desconto integrado ao conteúdo, em algum ingrediente da receita, como a Maizena, marca da Unilever, ou na cobertura de chocolate, que pode ser de outra marca. Assim, quando o consumidor ativar a oferta e escanear o cupom fiscal, automaticamente ele terá o seu cashback na sua carteira digital do Mangos. Em uma segunda etapa da ação, o benefício deverá se estender a todo o site gastronômico, que possui cerca de 5,3 milhões de visitas mensais, como aponta o Similar Web.

Segundo Carolina Riotto, Diretora de Marketing da Divisão de Alimentos da Unilever, a solução visa aprimorar a experiência do consumidor em diversos âmbitos. “O público está buscando mais alternativas interconectadas no e-commerce, de modo a encontrarem os produtos que procuram com custo-benefício e em jornadas ligadas aos seus interesses. Por isso, nesse caso pensamos em como unir praticidade, qualidade e economia no dia a dia dos amantes da culinária”, explica.

Rodrigo Matheus, CMO e Diretor Executivo da IZIO&Co, complementa o raciocínio ao afirmar que a iniciativa também dá início a um modelo de negócio pioneiro no mercado, visando uma monetização inédita do Mangos. “Toda a base dessa colaboração é a meta de levar inúmeras vantagens aos clientes, pois aumentando o engajamento da audiência com conteúdos relevantes e úteis, há um entendimento de que esse ambiente é o ideal para boas compras e informações gastronômicas. No futuro a ideia é estender esse conteúdo para o app dos nossos parceiros varejistas”, explica.

O aplicativo Mangos que, só em 2022, distribuiu mais de R$1 milhão em cashback, é uma plataforma de alto engajamento. Para se ter uma ideia, esses Shoppers acessam a plataforma mais vezes do que a média de idas ao mercado; enquanto eles frequentam os varejos cerca de 4 a 5 vezes por mês, as visitas à ferramenta estão em torno de 6,5 nesse mesmo período, com uma permanência de aproximadamente 3 minutos por sessão.

Importância do cashback para fidelizar clientes
A retenção dos clientes tem se tornado uma prioridade cada vez maior das empresas, enquanto o cashback passou a ser uma das principais estratégias para alcançar essa meta: segundo estudos da Business, consumidores recorrentes gastam 67% mais do que os novos; já uma pesquisa do Mobile Time com o Opinion Box revela que o benefício é o favorito de 42% das pessoas que consomem por e-commerce.

Além disso, um levantamento da própria IZIO&Co, feito com 29 varejos e 1,4 milhão de clientes entre janeiro e maio de 2023, aponta que aqueles que recebem cashback gastam, em média, 83,5% mais por mês do que os que não compram com esse tipo de desconto. Na maioria dos casos, a variação do valor das compras entre os dois grupos foi de 60% a 120%, diferença causada pelo índice mais elevado de frequência (57,5%) e, principalmente, por um aumento substancial de 17,6% no tíquete médio.

Para Matheus, esse cenário comprova que a solução é uma forma mais eficaz e rápida do que outras para fidelizar o público. “Nosso entendimento é que o cashback é o futuro da promoção e temos observado em todas as nossas análises que o fato do shopper receber o benefício, mobiliza positivamento todos os KPIs (Key Performance Indicators, ou, Indicadores-chave de Performance, em tradução livre) de fidelização. Ou seja, é um formato que promove uma aproximação entre o estabelecimento e o cliente de modo completamente transparente, direto e sem burocracias, tornando-se uma ferramenta quase que indispensável para o competitivo contexto atual do varejo, uma vez que acelera a ampliação e qualidade das vendas”, finaliza.

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