SIMPI fortalece apoio aos pequenos negócios no Rio de Janeiro

Sindicato amplia atuação no estado com foco em formalização, capacitação e benefícios acessíveis para empreendedores

O Sindicato da Micro e Pequena Indústria (SIMPI) intensifica sua presença no Rio de Janeiro com uma proposta clara: fortalecer microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas (MPEs) e negócios informais por meio de soluções práticas, acessíveis e estruturadas. A iniciativa visa formalizar empresas e oferecer suporte direto ao desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios fluminenses.

Com uma atuação que já alcança diferentes estados brasileiros, o SIMPI amplia agora sua estrutura de atendimento regional por meio de uma plataforma digital intuitiva. No ambiente online, os empreendedores podem abrir empresas de forma simplificada, acessar orientação jurídica, contratar serviços de telemedicina, participar de cursos gratuitos e usufruir de um clube de vantagens. “O objetivo é simples: ajudar quem mais precisa a sair da informalidade e crescer com dignidade”, afirma Joseph Couri, presidente do SIMPI.

A expansão no Rio de Janeiro reforça o papel estratégico do estado na economia brasileira e busca enfrentar uma das maiores dificuldades do setor: a ausência de suporte institucional para pequenos negócios. Para isso, o sindicato disponibiliza também ferramentas de crédito e uma rede de apoio pensada para o dia a dia do empreendedor.

Paralelamente, a atuação do SIMPI transcende fronteiras nacionais, com representações já instaladas em países como Estados Unidos, Portugal, Japão e Taiwan. A ideia é manter o vínculo com a cultura e o idioma de origem, ao mesmo tempo em que oferece suporte técnico e institucional a brasileiros empreendedores no exterior.

Outro eixo de trabalho da entidade é a articulação de políticas públicas. O SIMPI integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (Conselhão), e participa ativamente da formulação de propostas que impactam diretamente o setor. “Estamos levando a realidade dos pequenos para dentro dos governos federal, estadual e municipal. Nosso papel é dar voz a quem nunca teve”, pontua Couri.

A comunicação com os empreendedores é reforçada por meio do programa “A Hora e a Vez da Pequena Empresa”, transmitido pela Rede Vida e redes sociais, que leva informação, orientação e visibilidade aos pequenos negócios de todo o país, com foco também nos empreendedores do Rio de Janeiro.

Para o SIMPI, o futuro do país está nas mãos dos pequenos e o compromisso com os micro e pequenos negócios fluminenses reafirma a missão da entidade: representar, orientar e impulsionar quem empreende com coragem, mesmo diante de desafios estruturais.

Compartilhe:

Edit Template

sobre

Ecossistema de conteúdos e entrevistas exclusivas sobre Carreira . Gestão Empresarial . Liderança . Autoconhecimento . Mentalidade de Sucesso

Acompanhe as nossas redes sociais

assine a newsletter

Siga a Letícia nas redes sociais

© 2024 Identidades de Sucesso | Empresa do Grupo Identidade | Todos os Direitos Reservados | Portal desenvolvido por ID Branding & Co.

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.