A rede de franquias apresentou faturamento 20% superior ao ano anterior e tem grandes expectativas para 2024
O setor de franquias cresceu 13,8% em 2023, alcançando um faturamento de R$ 240,661 bilhões. Alimentação Food Service (17,9%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (17,5%) e Hotelaria e Turismo (16,4%) foram os segmentos que mais puxaram o crescimento.
Esses dados são do balanço apresentado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) nesta quinta-feira (08), que revelou a liderança do setor de Alimentação neste ano, responsável por abrigar os ramos de atividade: Fast food, Alimentação Especializada e Alimentação Varejo, mostrando que o avanço e a expansão do mercado de alimentação não parou no Brasil.
Para Edmar Mothé, CEO da Bio Mundo – rede de franquias de produtos naturais e alimentação saudável, o mercado de alimentação vem crescendo exponencialmente nos últimos anos e a expectativa é que isto se intensifique ainda mais em 2024. “De alguns anos para cá, o público criou e permanece criando consciência dos impactos positivos que uma alimentação equilibrada exerce em sua vida. Isso alavancou o mercado, refletiu no país como um todo e diretamente no meio das franquias que trabalham com alimentação”, declara.
Segundo um levantamento da consultoria Euromonitor Internacional, empresa de pesquisa de consumo, entre os anos de 2015 e 2020, o setor cresceu 33% em todo o país – a estimativa, à época, era de que, até 2025, este segmento crescesse mais 27%. Mothé acredita que, “justamente pelo fato de o mercado de alimentação saudável já ser uma tendência consolidada”, o ano de 2024 apresenta-se com um potencial enorme de crescimento, “diferente de outros segmentos que possuem um ‘boom’ e depois naturalmente se inserem numa rota de queda” – ressalta.
Segundo dados da empresa, em 2023 a Bio Mundo faturou mais de R$225 milhões, o que representou um crescimento de mais de 20% em relação ao ano anterior. Para Mothé, esse ‘’boom” também ocorreu devido à carência de lojas e produtos que o público enfrentava. “Nossa intenção desde o início foi atender a todas as necessidades no que se refere, saúde, estética e bem-estar. Nosso diferencial foi justamente trazer a loja mais completa do Brasil com produtos a granel (temperos, castanhas, chás, etc), produtos naturais (diet, light, integrais, orgânicos, sem glúten, sem lactose, vegano, etc) e uma linha completa de nutrição esportiva em um único lugar.
Com forte plano de expansão pelo país, a Bio Mundo foi a primeira marca a bater o recorde de montar 23 lojas próprias em 1 ano e meio, partindo da base zero e, em 2022, conquistou o Selo de Excelência em Franchising, da Associação Brasileira de Franchising (ABF), um indicador nobre, que visa destacar os esforços, performance global, aspectos operacionais, econômicos e de relacionamento com seus franqueados. Mas não para por aí: a empresa possui metas ousadas de crescimento, planeja se tornar a primeira rede do segmento e atingir a marca de R$ 500 milhões até 2026, com operação em todos os estados do país.
Sobre a Bio Mundo
A Bio Mundo, rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, foi fundada em 2015, em Brasília, pelo empresário Edmar Mothé ao lado dos filhos Rafael e Bruna, além de Adriana, que deu origem à toda criação, já que por sua necessidade nutricional, exigia uma alimentação específica.
Possui mais de 150 lojas espalhadas em 19 estados do Brasil em apenas 8 anos de história. Conta com 3.000 produtos em prateleira e mais de 300 opções de produtos à granel.
É a vencedora do Prêmio Líderes do Brasil, com case de expansão regional e nacional e dona do Selo de Excelência em Franchising pela Associação Brasileira de Franchising – ABF.
Imagem: divulgação