Conteúdo ESSENCIAL para líderes que evoluem

Schneider Electric firma acordo com Climeworks para remoção de 31 mil toneladas de carbono até 2039

Parceria marca a primeira aquisição da Schneider em remoção de carbono de alta durabilidade e amplia soluções rumo ao net-zero

A Schneider Electric, líder global em transformação digital da gestão de energia e automação, anunciou um acordo com a Climeworks, referência em remoção de carbono, para retirar 31 mil toneladas de dióxido de carbono da atmosfera até 2039. Trata-se do primeiro investimento da multinacional francesa em remoção de carbono de alta durabilidade e do maior contrato já firmado pela Climeworks.

O processo de captura será realizado com três soluções de longa permanência: Captura e Armazenamento Direto de Ar (DAC), Bioenergia com Captura e Armazenamento de Carbono (BECCS) e Intemperismo Avançado de Rochas – todas capazes de estocar CO₂ por milhares de anos.

“Remoção e redução de carbono são fundamentais para atingir nossas metas climáticas, assim como as do planeta. O movimento rumo à remoção de carbono durável que fazemos hoje complementa nossos esforços contínuos para acelerar a redução de emissões e nossos investimentos já existentes em remoção de carbono com base na natureza. Estamos diante de uma indústria emergente, em que o engajamento precoce catalisa a expansão de uma ampla gama de tecnologias e apoia o caminho da Schneider Electric e de outras empresas no futuro. Encontramos na Climeworks um parceiro com histórico e know-how incomparáveis no setor de remoção de carbono, mostrando repetidamente o que é possível”, afirma Esther Finidori, Chief Sustainability Officer da Schneider Electric.

Estratégia net-zero

A Schneider Electric assumiu o compromisso de atingir emissões líquidas zero em toda a sua cadeia de valor até 2040, além de reduzir em 90% as emissões de CO₂ dos escopos 1 e 2 até 2030, em comparação ao ano-base de 2017. Os créditos oriundos do acordo com a Climeworks servirão para neutralizar as emissões residuais depois do cumprimento das metas de redução.

Em 2022, a companhia foi uma das primeiras a ter suas metas validadas pelo Corporate Net-Zero Standard da Science Based Targets initiative (SBTi), que exige cortes de ao menos 90% nas emissões e o uso de remoção de carbono de alta qualidade para neutralizar o restante. O acordo com a Climeworks é considerado estratégico para consolidar essa trajetória.

Indústria em expansão

A parceria também prevê colaboração tecnológica para melhorar a eficiência energética e acelerar a redução de custos da Captura Direta de Ar. “Este acordo significa um marco para a Climeworks. A Schneider Electric é nada menos que uma instituição, e temos orgulho de fornecer a eles a remoção de carbono mais durável disponível. A demanda por soluções que possam armazenar CO₂ permanentemente só tende a crescer, tornando o acesso antecipado essencial para empresas visionárias. Nossa colaboração não apenas ajudará a acelerar ainda mais a trajetória de redução de custos da Captura Direta de Ar, como também demonstra que ação climática e visão econômica caminham lado a lado – e a remoção de carbono é o ponto onde elas se encontram”, afirma Christoph Gebald, co-CEO e cofundador da Climeworks.

Longo prazo e escala

O contrato com a Climeworks diversifica o portfólio de soluções da Schneider Electric e sustenta a visão de que a remoção de carbono deve evoluir para iniciativas de infraestrutura em grande escala. A expectativa é que projetos como esse sejam fundamentais para viabilizar a meta global de capturar bilhões de toneladas de CO₂ até 2050.

Compartilhe:

Edit Template

© 2024 Identidades de Sucesso | Empresa do Grupo Identidade | Todos os Direitos Reservados | Portal desenvolvido por ID Branding & Co.

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.