Evento levou cerca de 100 embarcações, lançamentos exclusivos, experiências imersivas e confirma edição em Santa Catarina
O Rio Boat Show 2025 reuniu mais de 30 mil visitantes na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, e consolidou sua posição como o maior evento náutico outdoor da América Latina. Realizado entre os dias 26 de abril e 4 de maio, o evento oficializou a abertura do calendário náutico brasileiro e atraiu o público com uma programação intensa de experiências imersivas, novidades do setor e oportunidades de negócio.
Com cerca de 100 embarcações em exposição e diversas atividades na água, o evento proporcionou aos visitantes vivências marcantes, como passeios de veleiro pela Baía de Guanabara, batismo de mergulho em tanque com quase cinco metros de profundidade, painéis com 40 especialistas no Náutica Talks, desfile noturno de barcos e a estreia da expedição de motoaquáticas da Sea-Doo, que reuniu mais de 50 pilotos em uma apresentação inédita.
“Por mais um ano consecutivo, o Rio Boat Show mostra a sua força como alavanca ao turismo náutico. O evento tem se consolidado como contribuidor do desenvolvimento náutico no país e o grande termômetro do mercado, surpreendendo pela geração de negócios e pelo número de visitantes qualificados, que vêm em busca de conhecer as variadas opções para o lazer sobre as águas, adquirir a sua primeira embarcação ou fazer um upgrade. Além disso, o evento se firma como palco estratégico para lançamentos, com estaleiros optando por mostrar seus novos modelos aqui no Rio de Janeiro e trazer os modelos apresentados na última edição do São Paulo Boat Show e que, agora, foram exibidos pela primeira vez na água”, destaca Thalita Vicentini, diretora do Boat Show Eventos.
O evento também se destacou por sediar grandes anúncios da indústria, como a apresentação de novidades futuras por parte de estaleiros e a exposição do protótipo do primeiro barco movido a hidrogênio verde do Brasil — uma iniciativa pioneira do Grupo Náutica, por meio do JAQ, em parceria com a Itaipu Parquetec. “Isso agrega ainda mais valor à experiência do público e reforça a importância do evento para o setor”, completa Vicentini.
Para muitos visitantes, a experiência foi além das expectativas. “O evento superou todas as minhas expectativas. Vim sozinha mas fui muito bem acolhida. Tive a oportunidade de velejar pela Baía de Guanabara, conhecer algumas lanchas, algo que nem sempre conseguimos fazer, seja por falta de tempo ou de acesso. Foi uma vivência muito especial pra mim. Sou apaixonada por esse universo náutico e já estou dando os primeiros passos, inclusive, já comecei o curso de arrais amador para me aprofundar ainda mais”, relatou Schirley Rodrigues, em sua primeira visita ao Rio Boat Show.
O carioca Habacuque Araújo Rodrigues também elogiou: “Foi minha primeira vez no evento e fiquei impressionado com a diversidade de produtos e com as inovações apresentadas. Gostei muito da forma como os espaços são aproveitados nas lanchas, com destaque para a estrutura de som, conforto e tecnologia. Já estou ansioso pelo próximo.”
Já a visitante Isabela Lima comentou sobre sua experiência no mergulho: “É minha segunda vez no Rio Boat Show, mas foi a primeira vez que tive coragem de fazer o batismo de mergulho no tanque e foi uma experiência encantadora. No início, bate aquela preocupação, mas a equipe foi super atenciosa e me tranquilizou. Quando mergulhei de novo, foi fantástico. Fiquei impressionada. Se no tanque já foi incrível assim, imagina no mar.”
Com sucesso de público e repercussão positiva, o evento já tem sua próxima edição confirmada: de 3 a 6 de julho, na Marina Itajaí, em Santa Catarina. A versão itinerante do Boat Show promete repetir a fórmula de sucesso que une negócios, lazer e experiências sob medida para apaixonados pela vida náutica.
Crédito foto: Erik Barros Pinto