Programas de premiação corporativa fortalecem a retenção de talentos, aponta estudo

Pesquisa da Caju destaca que 80% dos colaboradores se sentem mais reconhecidos com premiações no trabalho

Premiações corporativas estão se consolidando como uma estratégia eficaz para retenção de talentos e engajamento nas empresas brasileiras. De acordo com um levantamento da Caju, especializada em soluções tecnológicas para Recursos Humanos, 80% dos colaboradores afirmam que programas de premiação aumentam a sensação de valorização, estimulam a produtividade e melhoram o ambiente de trabalho.  

Os dados do estudo destacam que o reconhecimento por meio de premiações reduz a rotatividade e promove maior satisfação dos profissionais. Segundo o Instituto Locomotiva, em parceria com a LTM, 45% dos trabalhadores mais satisfeitos nas empresas indicam que essa satisfação está diretamente ligada à política de premiações oferecida.  

Sudeste lidera premiações corporativas no Brasil  

A pesquisa também revela o panorama regional das premiações. O Sudeste concentra 45% dos aportes mensais em premiações corporativas, seguido pelo Sul (20%), Nordeste (15%), Centro-Oeste (12%) e Norte (8%). Os números refletem diferentes níveis de engajamento das empresas no reconhecimento e valorização de seus colaboradores em cada região.  

Entre as premiações mais comuns estão as individuais, as relacionadas a tempo de casa, aniversários e datas comemorativas. Setores como Comércio Varejista (12,3%), Comércio por Atacado (11,4%) e Tecnologia da Informação (8,1%) lideram em ações do tipo, enquanto a Construção Civil (6,4%) e Serviços de Escritório também figuram entre os principais segmentos.  

No mercado já há soluções voltadas para facilitar a gestão de premiações corporativas, como a Pluxee, da Sodexo; a Ticket Presente, da Endred; e a própria Caju, que oferece a Caju Premiações. Os sistemas permitem uma gestão eficiente e personalizada de programas de reconhecimento, alinhada às estratégias corporativas. “As premiações corporativas vão além de incentivos financeiros. Elas são um reflexo do cuidado e da valorização que as empresas oferecem aos seus colaboradores, criando um ambiente mais produtivo e engajado,” explica Fabiano Tiba, CRO e GM de Benefícios da Caju.  

O impacto destas iniciativas vão além da valorização direta: criam uma cultura organizacional mais sólida, promovem um ambiente de trabalho harmonioso e aumentam a produtividade.  

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