Pesquisa Merco Talento 2024 destaca Natura, Mercado Livre e Grupo Boticário entre as empresas mais atrativas para profissionais no país
A Merco, empresa especializada em pesquisa e monitoramento de reputação empresarial, lançou a segunda edição do Merco Talento no Brasil, ranking que classifica as 100 empresas que mais se destacam na atração e retenção de talentos. Em 2024, a Natura lidera a lista, evidenciando a importância das políticas de valorização dos colaboradores no setor de Cosméticos. Com um salto de 13 posições em relação ao ano anterior, o Mercado Livre se destaca em segundo lugar, seguido pelo Grupo Boticário. O Top 10 do ranking ainda inclui Ambev (4º), Nestlé (5º), Amazon (6º), Google (7º), Itaú Unibanco (8º), Toyota (9º) e Pfizer (10º).
Sete das empresas listadas entre as dez melhores em 2023 mantiveram suas posições, o que ressalta a consistência dessas organizações em oferecer ambientes de trabalho de alta qualidade. Outro ponto importante revelado pelo estudo é a forte relação entre a reputação empresarial e a capacidade de atrair e reter talentos, já que oito das dez melhores empresas do Merco Talento também estão entre as mais bem posicionadas no ranking de reputação empresarial da Merco.
Entre os destaques da edição de 2024 estão as empresas Mondelez, Mercedes-Benz e Cosan, que apresentaram crescimento significativo, subindo 69, 55 e 52 posições, respectivamente. Essas ascensões refletem os esforços de cada uma para aprimorar suas políticas de gestão de pessoas e retenção de talentos. Setorialmente, o segmento de Alimentos, liderado pela Nestlé, registrou a maior representatividade, com oito empresas incluídas na lista. Os setores de Indústria Automotiva e Serviços Financeiros, liderados por Toyota e Itaú Unibanco, respectivamente, também tiveram forte presença.
O ranking Merco Talento avalia tanto a opinião dos colaboradores quanto a percepção de stakeholders externos, incluindo estudantes, ex-alunos de escolas de negócios e especialistas em Recursos Humanos. Essa metodologia amplia o entendimento sobre a atratividade das empresas, sendo complementada pela análise da presença digital de cada organização, um fator relevante para medir a percepção pública sobre o ambiente de trabalho. No total, a pesquisa incluiu 9.726 entrevistas com diferentes públicos, entre funcionários, universitários, cidadãos e especialistas, além de mais de 104 mil menções digitais.
“O Ranking Merco Talento 2024 demonstra a importância de políticas internas focadas no bem-estar e no desenvolvimento dos colaboradores”, afirma Victor Olszenski, diretor da Merco no Brasil. “Nosso objetivo é oferecer às empresas ferramentas valiosas para reforçar a competitividade e fortalecer o relacionamento com seus colaboradores.”
A Merco Talento também se destaca como um recurso para estudantes e profissionais em busca de empresas alinhadas aos seus valores e expectativas de desenvolvimento. Para as organizações, o relatório completo oferece insights detalhados sobre a percepção dos diferentes stakeholders, possibilitando comparações com outras empresas do setor e com o mercado geral, além de fornecer dados fundamentais para a definição de políticas internas de atração e retenção de talentos.
Confira o Ranking das 20 instituições:
Metodologia
Para a elaboração do ranking 2024, foram feitas 9.726 entrevistas, divididas entre 4.788 funcionários próprios e de grandes empresas, 1.201 universitários e ex-alunos de escolas de negócios, 3.483 cidadãos, além de 212 entrevistas com especialistas, headhunters, sindicatos, professores universitários, e mais de 104 mil menções no ambiente digital que abordaram temas relacionados a Talento. Em paralelo, foram levantados indicadores objetivos que coletaram a realidade das 42 empresas que responderam ao questionário.