Mais de 2 mil nano e micro influenciadores foram ativados simultaneamente com tecnologia de automação da BrandLovers para reforçar nova estratégia da marca
O Mercado Livre acaba de anunciar sua maior campanha com criadores de conteúdo pagos já realizada no Brasil, em número de participantes ativados simultaneamente, para divulgar o menor patamar de frete grátis da sua história: agora, para compras a partir de R$ 19. A ação foi viabilizada pela BrandLovers, plataforma de mídia com creators líder na América Latina, e envolveu mais de 2 mil nano e micro influenciadores selecionados, contratados e remunerados por meio de uma operação altamente automatizada.
Batizada de campanha 10+9, a estratégia integra também um esforço promocional que distribuiu mais de R$ 24 milhões em cupons – sendo R$ 13 milhões apenas no dia 6 de junho – e reduções de até 40% no custo de envio para vendedores em todo o país. A comunicação do novo benefício se estende a uma campanha 360º estrelada por Neymar Jr. (camisa 10) e Ronaldo Fenômeno (camisa 9), em alusão à nova “camisa 19” do e-commerce.
“A partir de agora, o Mercado Livre veste a camisa 19, número que representa o nosso compromisso em seguir aprimorando a nossa proposta de valor para consumidores e vendedores em todo o Brasil”, afirma Cesar Hiraoka, diretor de marketing do Mercado Livre. “E para amplificar a mensagem de frete grátis para compras a partir de R\$19, entendemos que precisávamos inovar também na forma como ativamos a nossa marca nas redes sociais, trazendo inovação e capilaridade direcionada para diversas gerações.”
**Automação e IA garantem escala, diversidade e controle**
A campanha foi possível graças ao uso do Creator Ads, primeira plataforma global de anúncios dedicada à mídia de creators. A operação foi sustentada por duas inteligências artificiais próprias da BrandLovers: a Smart Match AI, que selecionou os perfis ideais com base em milhões de data points – como afinidade com a marca, performance anterior e segmentação de audiência – e a GuardIAn, treinada para verificar automaticamente a conformidade dos conteúdos com o briefing, mantendo a autenticidade criativa.
A automação total permitiu uma operação de alto volume com controle preciso de consistência e brand safety. “Essa campanha entrega ao consumidor brasileiro a mensagem com uma camada criativa poderosa: os creators. A parceria do e-commerce com a BrandLovers viabiliza não apenas escala, mas representatividade geográfica, estética e cultural, o que potencializa o alcance e a autenticidade das ativações”, explica Rapha Avellar, fundador e CEO da BrandLovers.
Influência descentralizada com liberdade criativa
Diferentemente de campanhas tradicionais, os creators tiveram liberdade total para adaptar o conceito “10+9” à sua linguagem e realidade. Com isso, os conteúdos abordaram desde enxovais econômicos comentados por mães influenciadoras até recomendações de upgrades por gamers, passando por fashionistas que montaram looks completos com peças da campanha. A estratégia transformou o frete grátis em conversa cultural, ancorada na espontaneidade e na conexão autêntica com diversas comunidades.
“A gente trabalhou duro os últimos 2 anos para viabilizar momentos como esse, em que tecnologia e criatividade se unem para transformar a lógica do marketing de influência. Mobilizar mais de 2 mil creators de forma simultânea e paga, com liberdade criativa, é algo inédito e só foi possível porque investimos pesado em automação, inteligência artificial e infraestrutura robusta. Esse é o futuro da mídia: mais capilar, mais inclusivo, mais eficiente”, reforça Avellar.