Magalu capta US$ 130 mi para acelerar tecnologia e agenda ESG

Recursos serão utilizados para fortalecer o ecossistema digital da companhia e avançar em indicadores de sustentabilidade ambiental e social

O Magalu anunciou nesta quarta-feira (24) a captação de US$ 130 milhões (cerca de R$ 765 milhões) junto à International Finance Corporation (IFC), braço do Grupo Banco Mundial voltado ao desenvolvimento do setor privado em mercados emergentes. Os recursos serão direcionados a investimentos em tecnologia — uma frente estratégica para a consolidação do ecossistema digital da empresa — e também estão atrelados ao fortalecimento da gestão socioambiental da companhia.

O contrato, com prazo de cinco anos, marca uma operação inédita da IFC com o Magalu e representa um movimento importante na estrutura de capital da varejista, que ganha fôlego com o alongamento do prazo médio de vencimento de sua dívida. A parceria ainda contempla incentivos vinculados ao desempenho ESG, com destaque para a logística reversa e reciclagem de eletroeletrônicos.

“A celebração da operação de captação de recursos fortalece a nossa estrutura de capital e representa um aval importante da IFC para nossas políticas socioambientais”, afirma Frederico Trajano, CEO do Magalu. “É um poderoso sinal de que estamos no caminho certo.”

De acordo com a IFC, o investimento está alinhado à missão de apoiar a transformação digital e o desenvolvimento sustentável no Brasil.  

“Nosso investimento na Magalu reforça o compromisso da IFC em apoiar a transformação digital e o desenvolvimento sustentável no Brasil. Ao aprimorar a infraestrutura tecnológica da Magalu buscamos impulsionar o crescimento inclusivo e a sustentabilidade ambiental, além de promover a geração de empregos mais qualificados no setor de varejo brasileiro”, declara Manuel Reyes Retana, diretor regional da IFC para América do Sul.

ESG como alicerce estratégico

O foco em sustentabilidade e impacto social vem sendo expandido de forma consistente. Em 2024, o Magalu ampliou iniciativas nas frentes de diversidade e inclusão, eficiência energética, embalagens sustentáveis e reciclagem. O programa de logística reversa de eletroeletrônicos, por exemplo, conta com 525 lojas habilitadas para recebimento de resíduos e recolheu 31 toneladas de produtos em 2024 — além de outras 39 toneladas provenientes de um mutirão realizado em Franca (SP). O total de quase 70 toneladas recicladas representa um aumento de 300% em relação ao ano anterior.

Na frente de embalagens, a operação da Época Cosméticos substituiu o preenchimento plástico por papel — mudança que será expandida para todo o grupo ainda em 2025. Além disso, todos os insumos de papel e papelão utilizados passaram a ser certificados pelo Forest Stewardship Council (FSC). Também houve redução do uso de plástico nos centros de distribuição.

Na área energética, a empresa opera atualmente com 22 usinas fotovoltaicas e uma pequena central hidrelétrica, que abastecem 65% de suas unidades nos estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Para as demais localidades, foi contratada energia eólica no mercado livre. Dessa forma, 100% da eletricidade consumida hoje provém de fontes limpas.

A atuação social é outro destaque. Criado em 2020, o Fundo Magalu de Combate à Violência Contra a Mulher já destinou R$ 4,7 milhões a projetos de acolhimento, orientação jurídica e geração de renda. Em 2024, a Rede Magalu pelas Mulheres passou a reunir 38 organizações beneficiárias em todo o país.

No ambiente interno, a Política de Diversidade e Inclusão é implementada por meio de quatro Grupos de Afinidade: Diversifica (LGBT+), Quilombo (Raça), Para Todos (PcD) e Vozes (Gênero). No último ano, os grupos mobilizaram mais de 600 pessoas em encontros semanais e promoveram 68 treinamentos. O Programa Move +, voltado a mulheres e pessoas negras, foi lançado para preparar futuros líderes — e já contribui para um quadro de liderança com 42% de mulheres e 41% de pessoas negras.

Outro exemplo de impacto positivo é o Mundo Social, área do marketplace dedicada a produtos de impacto socioambiental. Em 2024, contou com 86 sellers — em sua maioria, mulheres negras — e quase 5 mil produtos. Os vendedores têm acesso a taxas reduzidas, mentorias de gestão e suporte para divulgação.

Com o investimento da IFC, o Magalu fortalece sua estratégia digital e reafirma o compromisso com práticas sustentáveis em larga escala, agora com respaldo de uma das principais instituições financeiras do mundo voltadas a impacto social e ambiental.

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