M. Dias Branco passa a usar apenas ovos de galinhas livres na produção nacional

Empresa conclui transição mais de um ano antes do prazo e reforça práticas de sustentabilidade e bem-estar animal

Os consumidores das tradicionais marcas Adria, Piraquê, Vitarella, Fortaleza e Isabela agora contam com um diferencial relevante nos produtos da M. Dias Branco. Desde outubro de 2023, a multinacional brasileira utiliza exclusivamente ovos de galinhas livres de gaiolas (cage-free) na produção nacional de seus alimentos — uma meta inicialmente prevista para ser cumprida até dezembro de 2025; o que significa que a empresa concluiu a transição mais de um ano antes do prazo, antecipando e reforçando as práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em sua produção.

A M. Dias Branco havia firmado esse compromisso em 2019 com a Mercy For Animals, organização internacional voltada à promoção do bem-estar animal. A antecipação do prazo foi resultado de um processo criterioso de mapeamento e desenvolvimento de fornecedores, revisão de formulações e celebração de contratos de longo prazo com parceiros do setor.

“Foi um trabalho árduo, que envolveu mapeamento e desenvolvimento de novos fornecedores, análise de formulação de produtos que levam ovos e elaboração de contratos de longo prazo”, afirma Gabriela Moura Moraes, Gerente Corporativo de Suprimentos da M. Dias Branco. “É uma grande satisfação anunciar que, como parte dos nossos compromissos de sustentabilidade e bem-estar animal, conseguimos cumprir a meta com mais de um ano de antecedência”, completa.

A transição acontece em um contexto desafiador, já que o mercado de ovos cage-free no Brasil representa apenas de 2% a 4% do total consumido no país. “Isso traz uma complexidade adicional porque é um mercado em desenvolvimento. Conseguimos achar os parceiros adequados para seguirmos juntos em contratos de fornecimentos com a garantia de volume a longo prazo”, detalha Gabriela.

A principal linha de produtos da empresa que utiliza ovos integrais e claras é a de massas com ovos, presente em praticamente todo o portfólio das marcas da Companhia. Também há a utilização de ovos em produtos como bolinhos das marcas Treloso e Richester. Segundo Millena Vitor, especialista de suprimentos da empresa, os ovos de galinhas livres representam entre 1% e 3% das matérias-primas utilizadas nas formulações. “Foi feito um trabalho de prospecção, fomento e engajamento das indústrias produtoras de ovos cage-free no Brasil”, conta Millena.

A adesão da M. Dias Branco ao movimento global por práticas mais éticas na produção de alimentos é destacada pela Mercy For Animals. “A maioria das galinhas que produzem ovos para consumo humano passa a maior parte de suas vidas confinadas em gaiolas. Por se tratar de uma prática que causa grande sofrimento físico e psicológico ao animal, o seu confinamento vem sendo banido em diversas regiões.

Mais de 2.000 empresas no Brasil e no mundo já anunciaram aderência a esse movimento global. Nesse contexto, o compromisso da M. Dias Branco em não utilizar ovos de galinhas confinadas em gaiolas é um importante passo para promover padrões mais éticos e sustentáveis no setor alimentício brasileiro, além de atender às expectativas do público consumidor por melhores condições na maneira como esses alimentos são produzidos”, ressalta Janaína Revito, especialista de Relações Corporativas da Mercy For Animals no Brasil.

Como próximo passo, a M. Dias Branco já iniciou o processo com a Certified Humane Brasil para obtenção do selo de Bem-estar Animal, o que deve agregar ainda mais valor à percepção dos consumidores sobre suas marcas. “Além do compromisso da companhia com a sustentabilidade, percebemos um interesse crescente dos consumidores por marcas que se preocupam com as condições em que vivem os animais em suas cadeias de produção. Esse pode ser mais um diferencial de nossos produtos”, conclui Millena.

Com sede em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder nacional nos segmentos de massas e biscoitos. Fundada em 1953, a empresa é signatária do Pacto Global da ONU e possui ações listadas no Novo Mercado da B3. Atualmente, a companhia gera mais de 17 mil empregos diretos e conta com 21 unidades industriais, incluindo fábricas de massas, biscoitos, cremes, gorduras vegetais e moinhos de trigo, além de 25 filiais comerciais. Sua distribuição abrange todo o território nacional e mais de 40 países. O portfólio de marcas inclui, além das líderes brasileiras, a uruguaia Las Acacias, além das marcas voltadas para o segmento de alimentação saudável como FIT FOOD, Jasmine, Frontera e Smart.

Compartilhe:

Edit Template

sobre

Ecossistema de conteúdos e entrevistas exclusivas sobre Carreira . Gestão Empresarial . Liderança . Autoconhecimento . Mentalidade de Sucesso

Acompanhe as nossas redes sociais

assine nossa newsletter

Siga a Letícia nas redes sociais

© 2024 Identidades de Sucesso | Empresa do Grupo Identidade | Todos os Direitos Reservados | Portal desenvolvido por ID Branding & Co.

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.