Grupo SBF encerra 2023 com receita bruta de 8,8 bilhões

Melhora da rentabilidade representa um crescimento de R$928,9 milhões em relação a 2022

O Grupo SBF,  plataforma aberta de esporte que conecta pessoas, marcas e criadores, detentor de marcas como Centauro, Fisia, NWB, e outras, executou o planejamento estratégico com êxito e encerrou o ano com uma dívida líquida/EBITDA de 1,35x. Este resultado representa importante melhora em comparação ao indicador de 3,35x vezes registrado em junho de 2023, principalmente devido a uma gestão de capital de giro mais eficiente, especialmente na frente de redução dos estoques. 

A receita bruta atingiu R$8,8 bilhões, um incremento de R$928,9 milhões em relação a 2022 (+11,8%). Ao longo de 2023, a companhia deu ênfase ao aumento da eficiência operacional através da diluição de despesas. O indicador de SG&A/ROL atingiu 36,4% no segundo semestre do ano, uma redução de 3,8 pontos percentuais, em comparação com o mesmo período de 2022. Por consequência, o EBITDA ajustado (ex-IFRS) alcançou R$606,9 milhões no ano, expansão de 29,4%, com margem de 8,7%, mesmo em um cenário mais promocional devido aos ajustes de estoque. 

O lucro líquido ajustado (ex-IFRS) foi de R$227,8 milhões no ano, que representa um crescimento de 10,3%, e margem de 3,3%. No trimestre, a expansão foi de 100,5%, atingindo uma margem de 6,6%. Em 2023, a Centauro priorizou o aumento da rentabilidade, ajustando as expectativas de receita e reduzindo custos de forma eficaz. Adicionalmente, o portfólio de lojas passou por uma revisão, encerrando operações deficitárias e expandindo a rentabilidade do canal. A receita líquida da Centauro foi de R$3,5 bilhões no ano, com retração de 1,2% em relação a 2022, dada a revisão da rentabilidade do canal digital.

Desconsiderando o impacto positivo da Copa do Mundo nas vendas das lojas físicas em 2022, a receita líquida do canal teria expandido 9,6% no ano. Já a margem bruta atingiu 49,2% em 2023, expansão de 1,3 ponto percentual em relação a 2022. A expansão da margem reflete a estratégia de maximizar a rentabilidade do canal digital com a melhora do retorno sobre investimento (ROI), através da readequação das políticas de markdowns, do incentivo à modalidades de venda mais rentáveis, como o click and collect, e estratégias de marketing de performance mais assertivas. Dessa forma, o percentual de clientes que compram no canal digital e retiram os produtos em uma de nossas lojas físicas, contou com um aumento de 11,8 pontos percentuais ao longo do ano. 

Na operação de Fisia, o Grupo atingiu receita líquida de R$4,0 bilhões, crescimento de 26,1% em relação a 2022. A estratégia de redução de estoques adotada pela companhia foi bem-sucedida, encerrando o ano com 181 dias, queda de 28,9% em comparação com o final de 2022, o qual estava em 234 dias. Mesmo com políticas mais agressivas de markdowns, a Fisia fechou o ano com margem bruta de 41,6%, expansão de 1,0 ponto percentual em comparação com 2022. 

Em 2023, o Grupo SBF deu continuidade aos investimentos com foco nos canais DTC (direct-to-consumer), e nos últimos 18 meses, foram abertas 23 lojas Nike. Dessa forma, as vendas DTC (considerando apenas 1P no digital) passaram de 42,7% em 2022 para 50,9% em 2023 (+8,2 p.p) fortalecendo a marca no país, e proporcionando uma melhor experiência aos consumidores. Este avanço concretiza a fase de investimentos na expansão dos canais DTC, possibilitando restabelecer o crescimento da Fisia de forma equilibrada em todos os canais, incluindo os parceiros de wholesale. 

Como destaque do digital, a Fisia lançou o aplicativo próprio da Nike no início de dezembro, o qual, em apenas um mês de operação, correspondeu a 50% das vendas na categoria 1P. Adicionalmente, foi concluída a migração da operação logística para o centro de distribuição próprio localizado em Extrema (MG). Além da redução de despesas, os efeitos positivos desta migração já foram percebidos através de indicadores de NPS recordes na Black Friday e no Natal. 

Em 2024, as prioridades estratégicas do Grupo SBF estão direcionadas para um crescimento seguro e responsável, com objetivo de aumentar a rentabilidade através da retomada da margem bruta e da otimização do capital de giro, resultando em uma redução estrutural da alavancagem. 

Na Centauro, a companhia concentrará esforços na expansão do lucro bruto por m² através da melhoria da eficiência operacional das lojas e de maior assertividade na precificação dos produtos. No canal digital, o grupo espera a retomada do crescimento através de um sortimento cada vez mais alinhado às necessidades dos consumidores, complementado por uma curadoria de itens de sellers 3P, possibilitando assim que a Centauro tenha uma oferta completa em todas as modalidades esportivas. Além disso, o grupo continuará investindo em uma experiência omnichannel cada vez mais fluida para seus clientes, através da rede de 225 lojas Centauro. 

Em Fisia, a prioridade é retomar a rentabilidade por meio da redução de markdowns. Além disso, através da expertise em varejo, a companhia vai concentrar os esforços na redução estrutural da necessidade de capital de giro da operação. Dessa forma, por meio de uma melhor gestão de estoques, a empresa terá preços mais assertivos que contribuirão para a saudabilidade do mercado em geral.

“Estamos confiantes em relação à melhora da rentabilidade e redução da alavancagem, ancoradas no trabalho de eficiência realizado em 2023 e no planejamento seguro e responsável estruturado para 2024 e 2025”, afirma Pedro Zemel, CEO do Grupo SBF. “O nosso plano é trilhar um caminho que fortaleça não apenas nossa saúde financeira, mas também respeite e ultrapasse as expectativas de nossos stakeholders, assegurando uma base sólida para o crescimento sustentável e próspero da empresa no longo prazo”, destacou Zemel. 

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