Empreendedorismo no setor educacional: A história do Instituto Gourmet

A construção do Instituto Gourmet

O Instituto Gourmet é um negócio familiar fundado por Robson Fejoli e sua esposa. Antes de fundar o instituto, Robson já acumulava experiências no empreendedorismo. Trabalhou desde jovem no bar de seu pai, e depois montou uma pequena loja agropecuária.

Ao se formar em Administração e Gestão Comercial, porém, Robson se viu em busca de novos e maiores desafios. Foi então que ele encontrou um anúncio do Instituto Embelleze, uma escola profissionalizante em beleza e estética, e adquiriu sua primeira franquia.

Em paralelo, sua esposa corria com os preparativos do casamento na cidade de Serra, no interior do Espírito Santo,  onde residiam, quando se deparou com a enorme dificuldade em encontrar fornecedores do doce “bem-casado”.  

Diante da situação, resolveu buscar pela “receita perfeita”, e começou a produzir o doce.

O sucesso do foi tamanho, que as mulheres da cidade pediram para aprender a receita.

Ela começou a ensinar para um pequeno grupo de mulheres, na cozinha de casa. Com uma turma formada após a outra, e a casa se misturando com trabalho, Robson decidiu destinar o sobrado de uma das suas unidades do Instituto Embelleze, para a realização das turmas de aprendizado de “bem-casado”. 

E assim surgiu o Instituto Gourmet, que já nasceu um sucesso. Robson e Geise convidaram um amigo, e juntos, decidiram abrir outras unidades do Instituto Gourmet, antes de partir para o plano de franquias.

A expansão do Instituto Gourmet

A expansão do Instituto Gourmet foi baseada na experiência e conhecimento de Robson e sócios. Eles utilizaram sua vivência como franqueados do Instituto Embelleze para entender as necessidades e dificuldades dos franqueados, além de contar com profissionais especializados em padronizar e expandir franquias.

A primeira franquia do Instituto Gourmet foi inaugurada em 2017, e a partir daí o negócio decolou. O Instituto Gourmet se tornou a maior escola de gastronomia do Brasil, com mais de 140 unidades em todo o país.

Em 2018, o empresário Semesato, um renomado franqueador do Brasil, se interessou pelo negócio oferecido pelo Instituto Gourmet, e propôs sociedade na empresa. Essa parceria trouxe ainda mais crescimento e oportunidades.

O Instituto Gourmet continua em constante expansão, com o objetivo de conquistar todo o território nacional. Além disso, eles também planejam a internacionalização da marca, buscando novos mercados e aproveitando as oportunidades cambiais.

Um dos diferenciais do Instituto Gourmet é o impacto social que eles promovem. Através da educação, eles transformam a vida das pessoas, permitindo que elas empreendam e conquistem seus sonhos. Muitos dos alunos do Instituto Gourmet se tornam empreendedores e conseguem sustentar suas famílias com seus pequenos negócios.

A valorização do investimento dos franqueados, como diferencial

Um ponto importante na trajetória do Instituto Gourmet foi justamente a validação da ideia e da operação, antes de disponibilizar as oportunidades de franquias. Os sócios acreditam que é essencial ter respeito pelo dinheiro dos outros e garantir que os negócios sejam consolidados e testados antes de serem lançados no mercado.

Outro fator fundamental para o sucesso do Instituto Gourmet, foi a valorização das pessoas ao seu redor. Robson acredita que cercar-se de pessoas boas e estar nos lugares corretos é fundamental para alcançar o sucesso. Ele busca conhecimento e se conecta com pessoas que agregam valor à sua vida.

O Instituto Gourmet também se orgulha dos franqueados que alcançaram sucesso em seus negócios. Um caso de destaque é o franqueado Carlos Nascimento, que começou como aluno do Instituto Gourmet, e hoje, possui 10 unidades do negócio, além de franquias de outras marcas.

Os próximos passos do Instituto Gourmet

Com a consolidação da marca no Brasil, agora o Instituto Gourmet tem como objetivo a expansão além das fronteiras brasileira, em busca do mercado internacional. 

Já em solo brasileiro, o Instituto Gourmet lançou um novo modelo de franquia, chamado “Estudo por Mês Slim”, que visa atender cidades de até 100 mil habitantes com investimentos a partir de 190 mil reais. Eles enxergam as cidades menores como uma ótima oportunidade de negócio.

Em resumo, a história do Instituto Gourmet é um exemplo de sucesso no setor educacional. Com uma estratégia bem definida, valores sólidos e objetivos ambiciosos, eles conseguiram transformar as suas vidas e as vidas de muitas outras pessoas, através da educação e do empreendedorismo. 

O primeiro passo para o sucesso, é querer. Você tem que levantar todos os dias, e há algo para se fazer. Muita gente sonha, tem ótimas ideias, mas não consegue colocar em prática. Eu diria que grande parte do sucesso é você, de fato, colocar os seus sonhos em prática.” 

– Robson Fejoli, CEO do Instituto Gourmet

É com muita alegria que eu compartilho com vocês, leitores do Identidades de Sucesso, a trajetória e o desenvolvimento do Instituto Gourmet, através da visão do Fundador e CEO, Robson Fejoli.

Assista à entrevista completa

Compartilhe:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sobre

Ecossistema de conteúdos e entrevistas exclusivas sobre Carreira . Gestão Empresarial . Liderança . Autoconhecimento . Mentalidade de Sucesso

Acompanhe as nossas redes sociais

assine nossa newsletter

Siga a Letícia nas redes sociais

© 2024 Identidades de Sucesso | Empresa do Grupo Identidade | Todos os Direitos Reservados | Portal desenvolvido por ID Branding & Co.