Dia Mundial da Água: Coca-Cola, Pacto Global da ONU e Instituto Cerrados se unem e anunciam a Coalizão Brasileira pela Resiliência Hídrica

Coalizão é um convite para que empresas unirem esforços e ampliarem a proteção de bacias hidrográficas e recursos hídricos e está alinhada às metas global da companhia

Celebrado em 22 de março, o Dia Mundial da Água é um marco que evidencia os desafios hídricos enfrentados em todo o mundo. Neste contexto, a Coca-Cola Brasil em parceria com o Pacto Global da ONU – Rede Brasil e o Instituto Cerrados anunciam a Coalizão Brasileira pela Resiliência Hídrica, um convite para que empresas e organizações se unam à jornada de proteção das bacias hidrográficas para garantir a perenidade dos recursos hídricos com ações de monitoramento, combate a incêndios e desmatamento, proteção de áreas conservadas e reflorestamento de áreas degradadas.

Considerado o “Berço das Águas”, onde nascem 8 das 12 bacias hidrográficas que abastecem o Brasil, o Cerrado é o bioma responsável pelo abastecimento de água de 40% dos habitantes do país, além de ser essencial tanto para a geração de energia como pela produção de alimentos já que responde por cerca de 80% da produção de carne e soja do Brasil e 80% da irrigação nacional. Mesmo com tamanha relevância estratégica, dados apontam que 53% dele foi desmatado e que Cerrado e Amazônia juntos somam mais de 91% das áreas queimadas e devastadas no Brasil em 2023, elevando o nível de urgência e preocupação ambiental.

Para dar enfoque especial na proteção e restauração deste bioma visando garantir a segurança e resiliência hídrica desta região e de todo o país, a Coca-Cola Brasil, o Pacto Global da ONU – Rede Brasil e o Instituto Cerrados se uniram para criar e lançar a Coalizão Brasileira pela Resiliência Hídrica, uma iniciativa inovadora e de impacto coletivo que visa integrar empresas e organizações para que unam esforços em projetos e ações coletiva que contribuam para a proteção e perenidade dos recursos hídricos e preservação os biomas.

“Como Companhia, estamos comprometidos em disseminar as melhores práticas de segurança e resiliência hídrica, impulsionando Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e ajudando a minimizar o estresse hídrico no mundo. Sabemos que é uma jornada contínua, por isso, seguimos atuando e buscando aliados para cada vez mais fazer a diferença nas comunidades”, ressalta Rodrigo Brito, Diretor de Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil e Cone Sul.

Desde 2021, a Coca-Cola Brasil e o Instituto Cerrados já atuam em conjunto e investem esforços para proteger e conservar áreas naturais do Cerrado, sendo que agora somam-se à rede brasileira do Pacto Global da ONU para mobilizar e se somar a novos parceiros para ampliar a escala de atuação e impacto positivo na região. A principal iniciativa é o projeto Elo das Águas, com duração de seis anos, que promoverá restauração de uma área de mais de mil hectares no Cerrado, com foco na Bacia do Paraná através da criação de uma indústria de restauração e ações de engajamento de atores e conscientização para sua preservação.

“A coalizão é um instrumento de ação coletiva que entendemos como um passo fundamental para construção de resultados de larga escala e de impacto. Investir em água é investir conjuntamente em ações que garantam a reposição hídrica, sobretudo em bacias hidrográficas já consideradas críticas”, explica Rubens Filho, Gerente de Água e Oceano do Pacto Global da ONU – Rede Brasil.

Para o diretor do Instituto Cerrados, Yuri Salmona, o Cerrado tem uma imensa área desmatada a ser restaurada. “São no mínimo cinco milhões de hectares de passivo ambiental que deveriam ser restaurados. Os esforços que têm sido feitos para a restauração têm alcançado centenas de hectares, mas não são suficientes. É preciso criar uma capacidade restaurativa na escala da demanda. Por isso, o Instituto Cerrados, junto com seus parceiros, está criando o Projeto Elo das Águas, que vai restaurar e criar uma capacidade de restaurar mil hectares por ano. Daí a ideia da indústria da restauração, sempre criando uma cadeia produtiva justa”, afirma.

Jornada para a preservação de bacias e acesso à água no Brasil e Cone Sul

Tendo a água como principal insumo de suas bebidas e tema prioritário para a sustentabilidade do negócio, além de estar aliada ao propósito de Refrescar o Mundo e Fazer a Diferença, a Coca-Cola Company atua desde 2007 com compromissos globais ligados à agenda de sustentabilidade, entre eles as metas de, até 2030, proteger e conservar 60 bacias hidrográficas em regiões onde atua, além da reposição anual de 100% da água usada na produção das suas bebidas. Com essa última meta alcançada globalmente desde 2020, a Companhia ampliou seu compromisso e estabeleceu novos objetivos regionais: que a reposição hídrica avance e aconteça de forma cada vez mais local, atuando nas bacias hidrográficas que abastecem as fábricas, até 2030

Na jornada de apoio à proteção e conservação de bacias hidrográficas e acesso à água para comunidades na região do Cone Sul, que contempla Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Uruguai e Paraguai, a Coca-Cola atua há quinze anos e já trabalhou com quase 70 organizações aliadas em mais de 20 projetos com foco em água.  Atuando com programas que contribuem para a proteção e conservação de florestas e áreas naturais em cinco biomas (incluindo Cerrado, Amazônia, Caatinga e Mata Atlântica), com esse apoio já são 172 mil hectares em áreas protegidas por parceiros como o Instituto Cerrados, Consórcio PCJ, FAS e outros parceiros.

Em programas de acesso e tratamento de água para comunidades rurais e isoladas de baixa renda, já são mais de 268 mil pessoas beneficiadas em mais de 500 comunidades apoiadas por com parceiros como SISAR e Projeto Saúde & Alegria.

Crédito da foto: André Dib

Compartilhe:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sobre

Ecossistema de conteúdos e entrevistas exclusivas sobre Carreira . Gestão Empresarial . Liderança . Autoconhecimento . Mentalidade de Sucesso

Acompanhe as nossas redes sociais

assine nossa newsletter

Siga a Letícia nas redes sociais

© 2024 Identidades de Sucesso | Empresa do Grupo Identidade | Todos os Direitos Reservados | Portal desenvolvido por ID Branding & Co.