Deutsche Telekom e Equativ firmam aliança para anunciantes maximizar a publicidade endereçável na TV

Formato de publicidade tem por princípio capturar de forma eficaz o interesse do público e aumentar o engajamento do cliente; modelo pode inspirar e trazer novas possibilidades ao mercado brasileiro

A Deutsche Telekom, proprietária majoritária da T-Mobile, anuncia hoje parceria com a Equativ para moldar o futuro da publicidade televisiva segmentável por meio de marketing programático na Alemanha. Ao alavancar o amplo alcance em ambientes digitais premium e a segmentação precisa, a aliança permite aos anunciantes minimizar gastos desnecessários durante a veiculação dos seus comerciais, ao mesmo tempo que se conectam com os consumidores em ambientes relevantes e cativantes, capturando de forma eficaz o interesse do público e aumentando o engajamento do cliente.

Esta estratégia não só maximiza a eficiência da publicidade, mas também enriquece a jornada geral do cliente, entregando mensagens relevantes precisamente onde são mais importantes. Para a Deutsche Telekom, a publicidade é uma das áreas estratégicas fora do seu negócio principal, na qual pretende crescer na Alemanha. É por isso que MagentaTV, seu versátil serviço de streaming, permitirá ATV (Addressabble TV) em dispositivos a partir de meados de 2024.

Juntamente com a Equativ, a principal plataforma independente de tecnologia de anúncios, que se destaca na veiculação de anúncios e na inserção de anúncios nos servidores, a MagentaTV promoverá a publicidade programática baseada em Adserver na Alemanha. Como primeiro passo, a Nowtilus, plataforma de inserção de anúncios no lado do servidor, subsidiária da Equativa, permitirá que as principais emissoras de TV comercializem seu próprio inventário de forma programática e direcionada na MagentaTV. 

A solução Serverside.ai permite que a Deutsche Telekom substitua a publicidade televisiva com base no público da MagentaTV. Com força inovadora, foco claro e experiência conjunta, as equipes da Equativ e da Deutsche Telekom estão implementando formas de monetizar inventário de alta qualidade em TV linear, FAST e esportes ao vivo. Além disso, a experiência da Equativ em veiculação de anúncios será usada para os Inventários próprios da Deutsche Telekom, como MagentaSport.

Para expandir ainda mais este negócio na Alemanha, a Deutsche Telekom envolveu a sua unidade de empreendimento corporativo T.Capital, bem como o acionista maioritário da Equativ envolveu a empresa de private equity Bridgepoint, maximizando o valor estratégico para as partes envolvidas.

Jörg Richartz, Vice-Presidente de Vendas e Marketing de TV da Deutsche Telekom, avalia a parceria: “A TV endereçável é um motor de crescimento para a MagentaTV fora do nosso negócio principal. Através da Magenta Ad Solutions, permitiremos que grandes grupos de emissoras, como a RTL Deutschland e P7S1, direcionem os spots televisivos dos seus clientes publicitários na MagentaTV para atingirem os seus públicos-alvo da melhor forma possível. O nosso parceiro Nowtilus é um componente central na nossa infraestrutura técnica para TV endereçável. O fato de estarmos agora sustentando o nosso compromisso com um investimento estratégico na empresa-mãe mostra o quão convencidos estamos das soluções”, comenta Richartz.

“Estamos entusiasmados em anunciar a nossa parceria com a Deutsche Telekom e a MagentaTV, revolucionando a publicidade programática na TV na Europa, especialmente na Alemanha. Aproveitando nosso conjunto completo de CTV, capacitamos as principais emissoras de TV a comercializar seu inventário de forma programática na MagentaTV.” afirma Arnaud Créput, CEO da Equativ.

Jean-Baptiste Salvin, Diretor da Bridgepoint, acrescenta que: “Com vários investimentos nas indústrias Martech e Adtech, incluindo MiQ e Equativ, a Bridgepoint demonstrou o seu forte interesse e capacidade de apoiar os operadores mais inovadores e bem-sucedidos no ecossistema programático digital. Temos o prazer de receber o investimento da Deutsche Telekom na Equativ para desenvolvermos juntos o futuro da TV Endereçável”.

Alexander Helmke, Diretor Geral da T.Capital, analisa o valor acrescentado resultante deste investimento: “Estamos convencidos de que a Equativ, como fornecedor independente e inovador de soluções de publicidade digital, fortalece continuamente a sua posição competitiva através da expansão tecnológica e aquisições direcionadas. Além disso, a empresa possui uma equipe de gestão altamente competente que fez do desenvolvimento e da qualidade do produto sua principal tarefa. Vemos um grande potencial tanto na própria empresa quanto na cooperação da MagentaTV com a Equativ. Portanto, temos o prazer de apoiar a parceria com um investimento estratégico.”

Nesta equação, a MagentaTV reune serviços tradicionais de televisão e streaming em uma plataforma. Já a Equativ é uma plataforma líder de tecnologia de publicidade independente, construída para atender aos interesses de anunciantes e editores, enquanto a Bridgepoint Group plc é uma gestora de ativos alternativos internacional listada com foco em empresas de médio porte. Por fim, a T.Capital é responsável pelos empreendimentos corporativos da Telekom. A equipe investe capital estratégico e gerencia a carteira de investimentos minoritários da Telekom em fundos de investimento de vários anos.

Entenda o que é e como funciona a publicidade endereçável

A publicidade endereçável permite que os anunciantes comuniquem mensagens relevantes para o público-alvo desejado, independentemente da presença de identificadores de anúncios, como cookies de terceiros.

Com a descontinuação de cookies e identificadores de anúncios para dispositivos móveis de terceiros, anunciada pela Google e em prática desde o início de 2024, a publicidade endereçável evoluiu para incluir metodologias como o marketing baseado em sinais. Tais sinais são definidos a partir de uma ampla variedade de eventos e comportamentos do consumidor que não estão restritos aos identificadores de anúncios e possibilitam uma série de informações sobre o comportamento do consumidor no contexto passado ou presente.

Desta forma, a publicidade endereçável tem maior possibilidade de fornecer conteúdo que se adapte aos interesses e comportamentos dos consumidores, independentemente de qualquer identificador de anúncio. Essa abordagem possibilita que os esforços de marketing não sejam desperdiçados em públicos-alvo irrelevantes, otimiza recursos, e permite que anunciantes criem maior conexão entre marcas e consumidores, influenciando positivamente o ROI (return of investment).

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