Executivo tem passagem pela AWS e décadas de experiência em liderança e gerenciamento de operações em mercados de crescimento da América Latina
A Databricks, empresa de dados e IA, anuncia a nomeação de Marcos Grilanda como Vice-Presidente e General Manager para a América Latina. O executivo tem 20 anos de experiência em tecnologia empresarial e liderança regional, e mudou-se recentemente para São Paulo. Ele é agora responsável por liderar o crescimento da empresa na região e impulsionar a adoção da Databricks por empresas de diversos setores, incluindo serviços financeiros, manufatura e varejo.
Antes de ingressar na Databricks, Grilanda foi managing director da Amazon Web Services (AWS) para a América Latina, onde passou quase uma década gerenciando negócios de alto crescimento e operações de escala na América Latina. Anteriormente, ele ocupou cargos de liderança na Oracle e na Emerson Network Power.
“Estamos entusiasmados em receber Grilanda na Databricks para impulsionar nosso crescimento e sucesso contínuos em toda a América Latina”, comenta o presidente de Global Field Operations da empresa, Andy Kofoid. “Temos uma grande oportunidade de ajudar as empresas a unificar, governar e agir com base em seus dados e torná-las organizações orientadas por IA. A experiência e o histórico do executivo em escalar equipes de alto impacto e impulsionar o sucesso do cliente serão inestimáveis, pois ajudamos as empresas em toda a América Latina a atingir seus objetivos de dados e IA com a nossa Data Intelligence Platform”.
A Databricks expandiu a presença na América Latina em 2023, inaugurando escritórios em São Paulo e em San José. O time na região mais do que triplicou no último ano, crescendo para mais de 150 pessoas. A empresa continua contratando ativamente para diversos cargos com funções técnicas, desde atendimento ao cliente até operações, a fim de apoiar o crescimento regional.
“Este é um momento crucial de rápida inovação em dados e IA, e a Databricks está liderando essa movimentação do mercado”, afirma Marcos Grilanda. “Vejo muita oportunidade para que as empresas na América Latina possam desbloquear o potencial de seus dados com a Data Intelligence Platform da companhia. Estou animado para trabalhar com nossos clientes e parceiros em toda a região e ajudá-los a gerar valor comercial e causar impacto com dados e IA”.
No Brasil, a Databricks apoia empresas líderes de mercado, como Bradesco, Banco Hipotecario, iFood, PicPay, Via Varejo e muitas outras, para transformar seus negócios e impulsionar a inovação por meio do uso de dados e IA. Somente a Databricks Data Intelligence Platform combina os dados unificados e os benefícios de governança do data lakehouse com os recursos transformadores da IA generativa.