Atual CEO, Marcos Galperin, passará o comando para Ariel Szarfsztejn, presidente da área de comércio, em uma transição estruturada
O Mercado Livre anunciou nesta quarta-feira (21) que seu cofundador e CEO, Marcos Galperin, deixará a presidência da companhia a partir de 1º de janeiro de 2026. O executivo assumirá um novo cargo como presidente executivo do conselho, posição descrita pela varejista como “mais estratégica”.
Para sucedê-lo, foi escolhido o atual presidente da área de comércio do grupo, **Ariel Szarfsztejn**, que passará a ocupar o cargo de CEO no início do próximo ano. A transição marca um novo capítulo na liderança da empresa, com foco em inovação e expansão. “Essa transição marca uma mudança geracional na liderança do Mercado Livre e projeta a empresa para uma nova etapa de inovação e expansão”, afirmou a companhia em comunicado oficial.
Fundado há 26 anos, o Mercado Livre é atualmente a empresa de maior valor de mercado da América Latina. Galperin, à frente do grupo desde sua fundação, foi responsável por consolidar a companhia como líder regional em comércio eletrônico e serviços financeiros.
Szarfsztejn está no Mercado Livre desde 2017, tendo ocupado diferentes posições antes de assumir, em 2023, a presidência da área de comércio — uma das mais estratégicas para os negócios do grupo. Segundo a companhia, nos próximos meses, Galperin e Szarfsztejn conduzirão uma “transição planejada e estruturada” para assegurar a continuidade da liderança e a sustentação do crescimento.
Além disso, o Mercado Livre ressaltou que Galperin continuará “profundamente envolvido na empresa” em sua nova função de presidente executivo do conselho. A mudança foi comunicada oficialmente à SEC, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, onde o Mercado Livre é listado. A sucessão ocorre em um momento de consolidação da empresa e sinaliza continuidade com renovação em sua governança.