Multinacional vai compensar 750 toneladas de carbono em 2025 por meio de créditos direcionados a projeto de energia renovável
A Asia Shipping, maior integradora logística da América Latina, acaba de conquistar o Selo Carbon Free, certificação concedida a empresas, eventos e projetos comprometidos com a neutralização de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). A iniciativa faz parte da estratégia da companhia para reduzir seu impacto ambiental e contribuir com a descarbonização do setor logístico, uma tendência crescente no comércio exterior.
A empresa fará a compensação inicial de 750 toneladas de carbono (TCO2) relacionadas às suas atividades em 2025. “A partir dessa iniciativa, teremos todas as fontes de emissões contabilizadas, inclusive as que representam maior quantidade, e o total a ser compensado, com metas e estratégias de redução. Já escolhemos que essa compensação será feita por meio de créditos de carbono, certificados pela ONU, provenientes de um projeto de energia renovável. Além disso, como cashback ambiental, a cada tonelada de carbono neutralizada, teremos um valor revertido para o plantio de árvores nativas, o que contabiliza cerca de 125 espécimes”, afirma Alexandro Ferreira, Gerente de Compliance da Asia Shipping.
Parceria com o Projeto Jirau
Para viabilizar a compensação de suas emissões, a Asia Shipping optou por direcionar seus créditos de carbono ao Projeto Jirau, ligado à Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, a quarta maior geradora de energia elétrica do Brasil. Localizada no Rio Madeira, a 120 km de Porto Velho (RO), a usina produz energia renovável e substitui parte da matriz térmica presente no Sistema Interligado Nacional (SIN) por energia hidráulica, reduzindo significativamente as emissões de carbono do setor elétrico.
Com uma abordagem de engenharia otimizada, o Projeto Jirau foi desenvolvido para causar o menor impacto ambiental possível, utilizando turbinas especiais que maximizam a eficiência da geração elétrica, evitando o desvio do rio e reduzindo áreas alagadas. A usina fornece energia para mais de 40 milhões de pessoas, reforçando seu papel na transição energética do país.
Sustentabilidade como estratégia de longo prazo
A descarbonização é um dos pilares do planejamento estratégico da Asia Shipping para 2025. “Fazemos parte de um ecossistema cuja contribuição na corrida net zero é crucial para frear os impactos das mudanças climáticas. Liderando pelo exemplo e entregando valor aos nossos stakeholders, contribuiremos para um legado mais sustentável às próximas gerações”, destaca Alexandre Pimenta, CEO da empresa.
Para ampliar a transparência e fomentar uma cultura voltada para a responsabilidade social, ambiental e de governança (ESG), a companhia lançou um novo espaço em seu website, dedicado exclusivamente a essas temáticas. A iniciativa complementa a já existente página de Compliance, consolidando o compromisso da Asia Shipping com boas práticas corporativas e a sustentabilidade.