A presença de obras de arte, sejam pinturas, esculturas ou fotografias, transforma os ambientes, inspira e reflete a identidade de quem vive neles
Incorporar arte em casa vai muito além da estética: trata-se de uma ferramenta poderosa para melhorar a saúde mental e o bem-estar. Estudos indicam que a presença de obras de arte – pinturas, esculturas, fotografias – cria um ambiente que inspira, acalma e reflete a identidade dos moradores.
Uma pesquisa conduzida pelo Centro Colaborador para Artes e Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), sediado na University College London, quantificou o impacto das artes e da cultura na saúde física e mental. O estudo também avaliou o valor monetário dos benefícios que proporcionam à sociedade. Os resultados mostram que participar de eventos artísticos ou atividades culturais, mesmo que ocasionalmente, pode trazer benefícios significativos, como alívio da dor, redução da depressão e menor dependência de medicamentos.
Quem vive a arte de perto, como as galeristas Ariela Mansur e Natasha Szaniecki, sócias da galeria NATA Art&Design, em Pinheiros, São Paulo, tem muitos relatos sobre a importância da beleza, do design e da cultura no dia a dia. Além de administrarem a galeria, ambas são colecionadoras e cresceram imersas no universo artístico.
“A arte tem o poder de evocar emoções e memórias. Mais do que isso, ela desperta sensações e também nos ajuda a ressignificar e a navegar pelos labirintos da nossa existência”, comenta Ariela Mansur. Natasha completa: “A arte salva, independente do estado emocional.”
Natasha Szaniecki é filha do renomado marchand Valdemar Szaniecki. “Eu cresci imersa no mundo da arte. Meu pai inaugurou sua galeria na década de 1950 com uma exposição individual de Di Cavalcanti, que contou com a presença de Tarsila do Amaral e Volpi. Esse amor pela arte está no meu sangue”, relembra.
Uma obra muda tudo
A experiência das galeristas com clientes de perfis e gostos diversos comprova que ter arte em casa pode ser uma forma de expressar emoções que nem sempre são fáceis de traduzir em palavras. “Quando conversamos com as pessoas que visitam a NATA Art&Design, sempre buscamos entender algo além do gosto estético. Ajudamos cada um a enxergar como aquela obra pode representar alegria, tristeza, esperança ou qualquer outro sentimento, auxiliando na validação e no processamento dessas emoções”, revela Natasha.
Esse atendimento personalizado é um dos diferenciais da galeria. Além de promover exposições regulares e difundir a arte contemporânea, a NATA Art&Design apoia seus clientes em todo o processo de escolha de uma obra, mostrando que colecionar arte está ao alcance de qualquer interessado.
“Não é preciso derrubar paredes para transformar um ambiente. Uma parede branca pode se tornar um universo inteiro ao receber a obra certa para aquele espaço e, especialmente, para aquele momento. No nosso dia a dia de curadoria, percebemos que a arte mais valiosa é aquela que liberta”, diz Ariela.