Gartner destaca prioridades essenciais para CMOs atingirem excelência em marketing em 2025

Estratégias devem superar a disrupção, ampliar o impacto organizacional e otimizar investimentos na jornada do cliente 

Com a crescente pressão para impulsionar o crescimento empresarial e apoiar iniciativas multifuncionais, o Gartner, Inc. revelou três prioridades que os CMOs (Chief Marketing Officers) devem adotar para alcançar a excelência em marketing até 2025. Essas prioridades incluem transcender a disrupção, ampliar o impacto organizacional e maximizar os retornos dos investimentos em marketing. 

De acordo com uma pesquisa do Gartner com 395 CMOs, realizada entre fevereiro e março de 2024, quase 40% do orçamento dessas lideranças é destinado a atividades focadas em mudança e transformação. No entanto, a disrupção constante frequentemente desvia a atenção de objetivos estratégicos de longo prazo.  

“O marketing enfrenta expectativas extraordinárias rumo a 2025, e os CMOs não podem correr o risco de mudanças incrementais quando a empresa espera resultados transformadores”, afirma Ewan McIntyre, Vice-Presidente Analista e Chefe de Pesquisa do Gartner. Ele ressalta que a capacidade de gestão de estratégia é um investimento essencial e sustentável, mas requer apoio organizacional para ser eficaz.  

Apenas 14% dos CMOs são considerados eficazes em moldar mercados, segundo uma pesquisa realizada com 125 CEOs e CFOs entre agosto e setembro de 2024. Empresas onde CMOs demonstram essa competência têm 2,6 vezes mais chances de superar metas de receita e lucro.  

“Esse conjunto de habilidades é diferente de apenas entender ou ter empatia com o cliente”, explica Sharon Cantor Ceurvorst, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner. “A vantagem dos CMOs está em saber sintetizar insights de várias fontes para identificar oportunidades de diferenciação.”  

Foco na jornada do cliente: investindo com inteligência

Em uma pesquisa com 125 CEOs (Chief Executive Officer) e CFOs (Chief Financial Officers) realizada entre agosto e setembro de 2024, líderes executivos relataram que apenas 14% dos CMOs são eficazes em moldar do mercado, ou seja, influenciam as suas dinâmicas ao identificar e satisfazer necessidades não atendidas dos clientes. Empresas em que os CMOs são eficazes em moldar do mercado têm 2,6 vezes mais chances de superar metas de receita e lucro. 

Outra pesquisa, realizada com mais de 6.000 consumidores dos EUA, realizada entre julho e agosto de 2024, revelou que 58% dos entrevistados acreditam que as marcas não compreendem suas necessidades e preferências. Esse descompasso resulta em campanhas ineficazes, desperdiçando recursos e oportunidades de engajamento.  

“O marketing nunca teve tanto acesso a dados e tecnologia voltados para entender o cliente, mas as campanhas ainda falham em criar conexões emocionais significativas”, destaca McIntyre. Ele também aponta que 95% dos CMOs em 2024 priorizaram investimentos em Inteligência Artificial Generativa (GenAI), mas alerta sobre os riscos do excesso de dependência dessa tecnologia.  

Para garantir resultados, os CMOs devem adotar abordagens baseadas em dados e hipóteses, priorizando iniciativas com maior potencial de retorno econômico e reconstruindo vínculos emocionais com os clientes.  

Insights detalhados disponíveis  

Mais informações sobre as prioridades estratégicas para 2025 estão disponíveis no relatório Leadership Vision for 2025: Chief Marketing Officer e no eBook do Gartner sobre liderança.  

O Gartner for Marketing oferece análises aprofundadas e ferramentas comprovadas para ajudar CMOs a tomar decisões estratégicas com clareza e confiança, permanecendo à frente das tendências que mais importam para o sucesso empresarial.

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