Parceria com investimento de R$ 3 milhões visa fortalecer o Programa ASMARA e promover autonomia financeira para mulheres em periferias
A Suzano, líder global em celulose e bioprodutos, firmou uma parceria estratégica com a Gerando Falcões para apoiar o Programa ASMARA, que tem como objetivo fomentar o empreendedorismo feminino em comunidades periféricas. A companhia destinará R$ 3,3 milhões ao projeto ao longo de três anos, visando proporcionar às mulheres em favelas e periferias oportunidades de gerar renda e conquistar autonomia financeira.
O investimento da Suzano será utilizado inicialmente para beneficiar mulheres nas comunidades de São Paulo. A partir de 2025, a ação será expandida para outras cidades brasileiras onde a empresa possui operações, com a expectativa de impactar positivamente a vida de mais de 2 mil mulheres por ano, totalizando mais de 6 mil mulheres ao longo da parceria.
“Essa iniciativa está conectada com nossos compromissos de longo prazo de priorizar o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde temos operações. Como uma empresa centenária, nós sabemos que o sucesso do nosso negócio está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento das comunidades e territórios onde atuamos”, afirma Marina Negrisoli, Diretora de Sustentabilidade da Suzano. “Parcerias como essa potencializam o impacto das nossas ações, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de um número ainda maior de pessoas, em especial mulheres”, completa Marina.
Lançado no final de 2023, o projeto ASMARA já mobilizou parceiros privados e ONGs locais para apoiar sua missão. As ONGs recrutam mulheres das comunidades para se tornarem “Maras”, oferecendo treinamentos em habilidades de vendas e atendimento ao cliente, além de suporte psicossocial para fortalecer suas capacidades empreendedoras.
“Queremos que todas as mulheres participantes de ASMARA alcancem o sucesso. Quanto mais elas venderem, maior será a autonomia financeira. Por isso, investimos na capacitação de todas as participantes com treinamentos, dicas para aumentar as vendas e apoio psicossocial. Além disso, como forma de incentivá-las a evoluir cada vez mais, também temos programas de bonificação e incentivos mensais”, destaca Mayara Lyra, Diretora de Negócios Sociais da Gerando Falcões.
A iniciativa já beneficiou quase 4 mil mulheres, como a história de Josiane Aparecida Vaz, de 45 anos. “Antes eu não tinha salário algum, somente recebia a ajuda do governo. Desde dezembro de 2023, desde que entrei para ASMARA, venho ganhando mensalmente a minha comissão de vendas em torno de R$ 1.000, às vezes até mais, por conta dos incentivos que temos. Tenho conseguido sanar algumas dívidas, dar uma alimentação melhor para meus filhos e tenho projetos de comprar o meu carro”, afirma Josiane.
O Programa ASMARA segue como um exemplo de como parcerias entre empresas e organizações sociais podem gerar impacto significativo e promover a inclusão econômica em comunidades marginalizadas.