Alibra projeta crescimento de 70% e mira faturamento de R$600 milhões em 2024

Com investimentos em inovação e sustentabilidade, empresa se consolida como referência no setor alimentício e planeja expansão no mercado internacional

A Alibra, uma das principais marcas brasileiras no setor de alimentos, anunciou uma previsão de faturamento de R$600 milhões para 2024, representando um crescimento de mais de 70% em relação ao desempenho anterior. A empresa, que se destaca pela oferta de soluções inovadoras para a indústria alimentícia e de food service, alcança essa marca impulsionada por uma capacidade produtiva superior a 40 mil toneladas anuais e um portfólio diversificado que atende mais de 700 indústrias e players do setor.

Com uma equipe composta por mais de 500 colaboradores, a Alibra projeta alcançar R$1 bilhão em faturamento nos próximos três anos, ancorada na aderência de suas soluções às necessidades do mercado. Esse mercado, de acordo com estimativas da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos (ABIA) e do Relatório Focus, do Banco Central, deve movimentar R$1,19 trilhão em 2024, um avanço superior ao previsto para o PIB brasileiro.

“Somos especialistas em transformar componentes do leite e de outras matérias-primas, em ingredientes de alto valor e funcionalidade para a indústria alimentícia. No centro de tudo o que fazemos está o consumidor. Grande parte das nossas soluções são desenvolvidas sob medida para atender necessidades específicas de aplicação”, afirma o CEO da Alibra, Luiz Gonzatti.

Fundada nos anos 2000, a Alibra se destaca por seu profundo entendimento das demandas do mercado e pelo conhecimento técnico adquirido ao longo de sua trajetória, que lhe conferem exclusividade no país em algumas tecnologias e processos. A empresa é pioneira no Brasil em queijos análogos e é a única fabricante nacional de caseinato (proteína do leite), além de liderar a produção de óleos, gorduras vegetais e gorduras lácteas em pó.

“Nossa expertise no processo técnico que transforma os componentes do leite e de outras matérias-primas em ingredientes, oferece diversas oportunidades aos nossos clientes”, destaca Gonzatti, ressaltando o exemplo do composto lácteo, desenvolvido a partir de uma necessidade específica, que pode substituir parcial ou totalmente o leite, ou até ser uma versão com valor nutricional superior para mercados específicos como nutrição infantil, clínica ou esportiva. “É desta forma que contribuímos para descomoditizar o setor e agregar valor à cadeia de alimentos do Brasil e em outros países”, completa.

A internacionalização da marca começou em 2005, quando a Alibra iniciou a exportação de seus produtos para países da América do Sul, África e Oriente Médio. Hoje, as exportações representam mais de 10% do faturamento da empresa, evidenciando a importância dos mercados externos para seu crescimento.

Em 2021, a gestora de private equity Axxon assumiu o controle acionário da Alibra, com a missão de acelerar o crescimento da empresa, iniciando um novo ciclo de expansão e inovação. Esse movimento resultou na modernização da gestão, combinando a experiência de executivos do mercado com talentos internos, consolidando a Alibra como uma das principais fornecedoras de soluções para a indústria alimentícia no Brasil.

Para sustentar esse crescimento acelerado, a empresa realizou um investimento recente de cerca de R$40 milhões em sua planta fabril no Paraná, ampliando a capacidade produtiva e permitindo a implementação de novas tecnologias e produtos. Além disso, a Alibra possui um novo plano de investimento de aproximadamente R$100 milhões para expansão de sua capacidade produtiva e infraestrutura, alinhado à sua estratégia de acessar novos mercados e clientes, com foco em soluções de maior valor agregado.

Em sua trajetória de crescimento, a Alibra também avança em sua estratégia de sustentabilidade. Um exemplo recente foi a inauguração, no início de 2024, de sua planta de tratamento de efluentes, que utiliza processos físicos e biológicos para o reaproveitamento total dos resíduos gerados na unidade, com um investimento de mais de R$15 milhões.

“Passei a liderar a Alibra motivado por um intenso desejo de inovação. E foi com esse propósito que desenvolvemos um plano estratégico para acessar novos mercados e clientes, com foco em soluções de maior valor agregado”, conclui Gonzatti. “Para suportar o crescimento que foi projetado e garantir a rentabilidade e perpetuidade do negócio, fizemos e faremos importantes investimentos em estrutura física e recursos humanos.”

A Alibra se consolida, assim, como referência em soluções inovadoras para a indústria alimentícia e o mercado de food service, comprometida com a sustentabilidade e focada em atender as demandas de um setor em constante evolução.

Compartilhe:

Assine a Newsletter

e receba conteúdos exclusivos para o seu sucesso

Entrevistas Identidades de Sucesso

inscreva-se no canal

Edit Template

sobre

Ecossistema de conteúdos e entrevistas exclusivas sobre Carreira . Gestão Empresarial . Liderança . Autoconhecimento . Mentalidade de Sucesso

Acompanhe as nossas redes sociais

assine nossa newsletter

Siga a Letícia nas redes sociais

© 2024 Identidades de Sucesso | Empresa do Grupo Identidade | Todos os Direitos Reservados | Portal desenvolvido por ID Branding & Co.