Campanha “Desengaveta. Reciclar é construir um Futuro Vivo” incentiva descarte consciente em 1,8 mil lojas da marca no Brasil
A Vivo está expandindo seu compromisso com a sustentabilidade através de uma nova ação de conscientização sobre o descarte de resíduos eletrônicos. Com o mote “Desengaveta. Reciclar é construir um Futuro Vivo”, a iniciativa convida consumidores a levarem seus aparelhos eletrônicos sem uso, como celulares e carregadores, para uma das 1,8 mil lojas da empresa espalhadas pelo Brasil. Desde o início do programa Vivo Recicle, em 2006, a companhia já reciclou 150 toneladas de resíduos e agora planeja aumentar essa quantidade em 150%, atingindo 225 toneladas até 2035.
A ação se destaca por engajar os consumidores nas redes sociais, promovendo a importância de tirar os equipamentos eletrônicos “invisíveis” do fundo das gavetas e reinseri-los na economia circular. “O Brasil está entre os maiores produtores de resíduo eletrônico do mundo e ocupa a segunda posição nas Américas, conforme o relatório da ONU ‘Monitor Global de E-lixo’. Como empresa de tecnologia, ampliamos nosso compromisso em promover a circularidade e estamos implantando novas frentes de engajamento com consumidores e fabricantes”, afirma Joanes Ribas, Diretora de Sustentabilidade da Vivo.
Como funciona o Vivo Recicle
O programa facilita o descarte correto de resíduos eletrônicos e é aberto a qualquer pessoa, independentemente de ser cliente Vivo. Desde o seu lançamento, já foram destinados para a reciclagem mais de 5,2 milhões de itens. A reciclagem é feita em parceria com a Ambipar, empresa especializada no processo, utilizando tecnologias avançadas para garantir que os componentes dos dispositivos descartados voltem à cadeia produtiva de forma sustentável.
A iniciativa segue o conceito de circularidade, onde materiais como grafite e cobalto, provenientes de baterias de lítio, podem ser transformados em novas baterias. Outros componentes, como plásticos e cobre, são reciclados para fabricação de eletrônicos, eletrodomésticos e autopeças, evitando a extração de novos recursos naturais e minimizando o impacto ambiental.
“Ao tornar-se fonte de matéria-prima para a indústria tecnológica, o programa também reforça nossa estratégia de descarbonização,” ressalta Ribas. Em 2023, mais de 1 milhão de modems e decodificadores, que são instalados em comodato para serviços de internet e TV, foram recondicionados e reinseridos no mercado. Nos últimos oito anos, a Vivo já recuperou 9,5 milhões desses dispositivos.
Reconhecimentos e metas futuras
O compromisso da Vivo com a sustentabilidade vai além da reciclagem de eletrônicos de consumo. A empresa já recicla 97% dos resíduos gerados por sua operação, com o objetivo de atingir a meta de “Zero Resíduos” destinados a aterros sanitários até 2030, um compromisso firmado junto ao Pacto Global da ONU. A iniciativa “Conexão Circular” é um dos principais movimentos que sustentam essa meta ambiciosa.
O programa Vivo Recicle também foi amplamente reconhecido por suas práticas inovadoras, conquistando o Prêmio da Amcham Eco 2023, na modalidade Práticas de Sustentabilidade, e sendo listado na 21ª posição da Change The World, da revista Fortune, que destacou 59 iniciativas globais em 2023.