Movimento fortalece portfólio de biorreatores e acelera inovação em fermentação de precisão e biomassa para a indústria global de alimentos
A Tetra Pak Processing Equipment SIA anunciou, em Lausanne, Suíça, a aquisição da Bioreactors.net, empresa letã com quase 30 anos de experiência no desenvolvimento e fabricação de sistemas de biorreatores voltados à produção de biomassa e fermentação de precisão para Novos Alimentos.
Fundada em 1996, a Bioreactors.net oferece soluções capazes de produzir diferentes tipos de proteínas e ingredientes derivados de processos biotecnológicos. A companhia atua desde instalações de laboratório e plantas-piloto até sistemas completos para produção em escala comercial. Com a aquisição, cerca de 15 colaboradores passam a integrar a Tetra Pak.
A operação reforça o portfólio de equipamentos e a expertise de processamento da Tetra Pak na categoria de Novos Alimentos, ampliando a capacidade da empresa de desenvolver sistemas de produção avançados para alimentos e ingredientes resultantes de fermentação e biomassa.
“A incorporação da Bioreactors.net complementa nosso portfólio atual de processamento upstream e downstream com capacidades de fermentação. Juntos, vamos disponibilizar todo o portfólio de soluções de biorreatores deles sob a marca Tetra Pak, oferecendo sistemas avançados de produção de alimentos”. Ele acrescenta: “Essa aquisição nos permitirá acelerar o desenvolvimento de biorreatores de próxima geração, capacitando tanto empresas emergentes quanto produtores já estabelecidos a escalar de forma sustentável”, explica Rafael Barros, diretor da Linha de Negócios de Novos Alimentos na Tetra Pak.
Para Janis Misins-Jubels, head de Manufatura da Bioreactors.net, a integração representa um avanço significativo para a empresa. “Entrar para a Tetra Pak é um grande marco para nós”, afirma. “Nossas décadas de expertise em biorreatores, somadas ao portfólio existente da Tetra Pak, à sua presença global e aos seus recursos, vão acelerar a entrega de soluções de fermentação de classe mundial a clientes em todo o mundo”.
A Tetra Pak destaca que a biotecnologia deve desempenhar papel fundamental no enfrentamento dos desafios de produção de alimentos para uma população global crescente. Tecnologias de fermentação e bioprocessamento são consideradas essenciais para a construção de sistemas alimentares mais circulares e resilientes.
A aquisição também se soma a iniciativas recentes da companhia na área de New Food, como o Tetra Pak® Centro de Desenvolvimento de Tecnologia de Alimentos, inaugurado em junho deste ano em Karlshamn, Suécia, e o Biotech Heights, hub de inovação criado 2023, em parceria com a Universidade de Lund.

