Soluções de TI ajudam empresas a zerar emissões de carbono

Iniciativa pioneira usa reflorestamento e inteligência de dados para neutralizar o impacto ambiental de equipamentos de tecnologia

Empresas que contratam outsourcing de tecnologia da informação agora têm à disposição uma solução inédita para compensar as emissões de carbono geradas pelo uso de equipamentos: o selo Carbon Free, projeto lançado recentemente pela Selbetti Tecnologia, uma das maiores empresas brasileiras do setor.

A iniciativa foi desenvolvida em parceria com a Green Carbon by NDD, greentech nacional especializada em reflorestamento com foco em captura de CO₂. Juntas, as empresas criaram um modelo de compensação personalizado que licencia o plantio de árvores como créditos de carbono equivalentes ao impacto gerado pelos equipamentos de TI em operação.

“A sustentabilidade ambiental está no topo das prioridades dos líderes empresariais atualmente. Com o selo Carbon Free by Selbetti, reforçamos nosso compromisso com o meio ambiente e oferecemos aos clientes uma solução que impulsiona não apenas sua eficiência operacional, mas também sua reputação e posicionamento no mercado”, afirma Kleiton Schwantes de Jesus, líder da unidade responsável pelo lançamento da iniciativa.

Dois caminhos para neutralizar emissões

O novo programa de compensação oferece duas alternativas para os clientes:

1. Outsourcing com equipamentos próprios da empresa – Nesse modelo, o cliente recebe um relatório personalizado de emissões, baseado em metodologias reconhecidas e médias do mercado. A partir dele, pode contratar a compensação ambiental com o selo Carbon Free.

2. Compensação de ativos já existentes no cliente – Voltado para empresas que utilizam equipamentos próprios, esse modelo requer que o cliente já possua um inventário de carbono. Com base nesses dados, é feito o cálculo da compensação e a contratação correspondente.

Reflorestamento com rastreabilidade

A execução do programa é ancorada no reflorestamento de áreas localizadas em Santa Catarina, onde mais de 1,6 milhão de árvores já foram plantadas pela Green Carbon. As mudas, de espécies arbóreas de ciclo longo, são selecionadas pelo seu alto potencial de sequestro de carbono e mantidas por mais de 20 anos. Cada árvore é mapeada individualmente com fotos e geolocalização por meio de um aplicativo, assegurando rastreabilidade e transparência.

Todo o manejo florestal segue normas rigorosas de órgãos como o FSC (Forest Stewardship Council) e o IBAMA, assegurando que a biodiversidade local seja preservada e que os créditos de carbono tenham lastro ambiental concreto.

Inovação tecnológica com impacto positivo

Com quase cinco décadas de atuação, a companhia que assina a iniciativa se consolidou como uma One-Stop-Tech no Brasil, oferecendo um ecossistema completo de soluções para transformação digital. O novo projeto reafirma sua vocação de antecipar tendências e responder a demandas reais do mercado com soluções integradas e sustentáveis.

O lançamento integra a estratégia de impacto positivo da empresa, conectando inovação tecnológica, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. A adoção do selo pode se tornar um diferencial competitivo para empresas preocupadas com sua reputação ambiental e interessadas em fortalecer seus compromissos ESG (Ambiental, Social e Governança).

Compartilhe:

Edit Template

sobre

Ecossistema de conteúdos e entrevistas exclusivas sobre Carreira . Gestão Empresarial . Liderança . Autoconhecimento . Mentalidade de Sucesso

Acompanhe as nossas redes sociais

assine a newsletter

Siga a Letícia nas redes sociais

© 2024 Identidades de Sucesso | Empresa do Grupo Identidade | Todos os Direitos Reservados | Portal desenvolvido por ID Branding & Co.

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.