O executivo que é ex-Bradesco BBI, Itaú BBA e Credit Suisse chega para assumir e fortalecer a área de finanças da empresa
Sergio Klaiman é o novo CFO (Chief Financial Officer) da allu, maior empresa de aluguel de eletrônicos da América Latina. O executivo chega para liderar e fortalecer o setor de finanças com o objetivo de maximizar os investimentos, garantindo relações de transparência da empresa, além da administração dos riscos econômicos do negócio.
O novo CFO é formado em economia pela Insper e mestrado na Poli-USP. Sergio atua há 14 anos no mercado financeiro e já passou por grandes instituições no segmento, na parte de banco de investimentos. Itaú BBA, Bradesco BBI e Credit Suisse são alguns dos players onde o executivo trabalhou. Na Insper Angels, rede de investimento anjo formada por alumni da instituição, o paulista é membro e investidor desde 2017.
“O modelo de negócio da allu é inovador, alinhado à realidade e necessidades do mundo atual. Fazer parte disso e oferecer minha expertise é ter a oportunidade de contribuir com o futuro de forma efetiva”, inicia o novo CFO. “A allu tem muito potencial e a startup já está bem ambientada no mercado. Espero fazer com que o crescimento do time nos leve a novos patamares, como por exemplo, sermos o novo unicórnio do mercado brasileiro”, afirma.
Para Cadu Guerra, CEO e fundador da allu, ter o executivo com tamanha bagagem para assumir e liderar a área é de extrema importância para a startup. “Vejo crescimento com o Sergio chegando a nossa empresa. Estamos em uma fase de abrir cada vez mais a allu para o mercado de economia circular. Um desses exemplos foi a parceria recente com a Nestlé que abre novas frentes de vendas para nós. Ele vai nos ajudar a construir cada vez mais essa cultura sustentável, agora, pela via das finanças”, comenta Guerra.
A allu, atualmente, possui aluguel de Iphones, MacBooks, PS5 e, como ressaltou Cadu, a máquina NEO, da Nestlé. Além disso, para financiar os produtos, oferece o allu.invest um título de renda fixa, que tem uma rentabilidade maior do que 20% ao mês.
Para Sergio, a estrutura de captação de fundos é um dos segmentos mais promissores da startup. “No futuro, a ideia será financiar não apenas títulos da companhia, mas também oferecer uma carteira de produtos de terceiros”, finaliza.
Sobre a allu
A allu é a maior empresa de assinatura de eletrônicos da América Latina, com um modelo de negócio dividido em duas partes, sendo a primeira o aluguel de eletrônicos, principalmente da Apple. O produto existe desde 2016 e dá às pessoas acesso a Iphones, Ipads, MacBooks e até mesmo videogames, como o XBox e PS5, e, mais recentemente, máquinas de café NEO da Nestlé. A segunda parte, a allu.invest, é responsável por captar investimentos para a operação, ajudando a expandir o estoque de eletrônicos.
A startup mineira fundada em 2016, é uma das que mais cresceram no país. Em 2021, por exemplo, tiveram um crescimento de 239% e ficaram três vezes seguidas entre as top 10 startups do país pelo prêmio da ABStartups (Associação Brasileira de Startups).