Em parceria com a ONG Projeto Saúde e Alegria, empresa entregou 520 kits solares na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, em Santarém
A Schneider Electric, multinacional especializada em automação e gestão da energia, concluiu a entrega de 520 kits solares na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, em Santarém, no Pará. A ação foi realizada em parceria com a ONG Projeto Saúde e Alegria (PSA) e beneficiará diretamente cerca de 2.600 moradores da região com acesso à energia limpa e segura.
Foram distribuídos 235 sistemas solares Homaya Family, solução desenvolvida para fornecer energia confiável a residências e pequenos comércios, com capacidade para alimentar ventiladores, televisores, computadores e carregar celulares e 294 lanternas solares Mobiya Lite, que contam com quatro níveis de iluminação, resistência à água, modo SOS e porta USB para carregamento de dispositivos móveis.
A iniciativa faz parte do Programa de Acesso à Energia da Schneider Electric, que já impactou 56 milhões de pessoas globalmente. O programa integra as metas de sustentabilidade da empresa, acompanhadas pelo índice Schneider Sustainability Impact (SSI).
“A Schneider Electric acredita que o acesso à energia é um direito humano básico e por isso estamos atuando nessa frente, apoiando o ODS7 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7), que trata do acesso à energia limpa e segura. Para nós é uma honra contribuir, especialmente no estado do Pará, que sediará a COP30 neste ano”, afirmou Milena Rosa, gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social para a América do Sul. “É importante ressaltar que o acesso à energia contribui também para fortalecer o empreendedorismo local, a saúde, a educação e a segurança”, complementou.
O projeto contou com o apoio de clientes e parceiros da empresa por meio do programa Business with Empathy, iniciativa da Schneider que mobiliza outras companhias a contribuírem financeiramente para a aquisição dos equipamentos e participarem da entrega nos territórios beneficiados. Participaram desta ação as empresas AMC, MCT, BRVAL, VOLGA, SHTECH, TYCONNEX, ENERGYTech, SEMPEL, NOVEMP e CIELO.
“A participação dos clientes e parceiros é fundamental para potencializar o impacto junto a ONGs que atuam nos territórios e reforça que, além da geração de negócios, criamos impacto social positivo em conjunto”, destacou Milena.
Reconhecida por sua atuação socioambiental, a Schneider Electric recebeu o prêmio de “Responsabilidade Socioambiental” no Fórum Ambição 2030, promovido pelo Movimento Impacto Amazônia, uma iniciativa do Pacto Global da ONU – Rede Brasil. O reconhecimento foi concedido ao projeto Luzes sob a Amazônia, do qual a ação em Santarém faz parte.
A empresa tem investido em soluções que promovem a inclusão energética em áreas remotas do Brasil, com foco na sustentabilidade e no desenvolvimento de comunidades isoladas por meio do acesso à eletricidade confiável. A entrega dos kits no Pará reforça esse compromisso, ao mesmo tempo em que posiciona a região como protagonista nas discussões climáticas, especialmente às vésperas da COP30.