Rio2C reúne 55 mil pessoas e reafirma liderança como principal evento de criatividade da América Latina

Edição deste ano contou com 21 palcos simultâneos, 2.088 palestrantes e consolidou o Rio como polo da economia criativa

A sétima edição do Rio2C chegou ao fim neste domingo, 1º de junho, reafirmando seu status como o maior encontro de criatividade e inovação da América Latina. Realizado na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, o evento atraiu mais de 55 mil pessoas ao longo de seis dias, consolidando-se como um espaço de convergência entre diferentes setores da economia criativa e fomentando conexões, negócios e debates sobre o futuro da indústria.

De 27 de maio a 1º de junho de 2025, o Rio2C reuniu 2.088 palestrantes e players, sendo 130 internacionais, vindos de 39 países, em 21 palcos simultâneos com uma programação diversa e multidisciplinar. O evento contou ainda com o apoio de 66 marcas parceiras, 74 instituições da indústria criativa, 16 consulados e embaixadas, 20 eventos paralelos, 3 orquestras e promoveu a distribuição de 5.579 ingressos gratuitos para 63 instituições sociais.

“Nosso objetivo sempre foi transformar o Rio2C no principal ponto de encontro da criatividade na América Latina — e isso é uma realidade. Desde o início, trabalhamos com dois propósitos muito claros: fortalecer o papel da indústria criativa no debate nacional e valorizar a vocação do Rio de Janeiro como um polo natural de inovação cultural”, afirmou Rafael Lazarini, fundador e CEO do Rio2C.

A próxima edição já tem data marcada: de 26 a 31 de maio de 2026, novamente na Cidade das Artes.

Summits inauguram programação com protagonismo de marcas, mídia e cultura digital

A abertura do evento foi marcada por sete Summits temáticos, que aprofundaram discussões sobre os caminhos da indústria criativa. Destaque para o summit Acontece Globo, em que o Grupo Globo celebrou seus 100 anos de fundação e refletiu sobre seu legado e futuro na comunicação. Pela primeira vez, a moda ganhou espaço no evento com o Fashion System, em parceria com a Iara, enquanto o Creator Economy, organizado pela Play9, trouxe influenciadores e especialistas para debater o futuro do conteúdo digital.

Outros destaques incluíram o Brands&Co, com curadoria da Forbes, abordando a interseção entre marcas e cultura; o Game+, voltado ao universo de games e eSports, em parceria com a Player1; e o FAST Summit, realizado com a Samsung TV, que discutiu o avanço do streaming gratuito com publicidade. Já o Meta Loves Music destacou a conexão entre música, tecnologia e cultura, com foco em inovação e bem-estar digital.

O primeiro dia também contou com o projeto “Por onde anda sua cabeça?”, conduzido pelo diretor Raoni Carneiro, com conversas abertas sobre criatividade, propósito e futuro. Nomes como Paulo Marinho, Iza, Ib Kamara, Paula Lindenberg, Angélica, Daiane dos Santos, Paulo Corrêa, Milton Beck, Teresa Penna e Isaquias Queiroz participaram dos encontros.

MG_4890-1024x683 Rio2C reúne 55 mil pessoas e reafirma liderança como principal evento de criatividade da América Latina
Soundbeats: “Por onde anda a sua cabeça?” com Raoni Carneiro e Iza

Programação robusta movimenta 21 palcos com nomes de destaque da indústria criativa

Nos três dias seguintes, o Rio2C recebeu figuras de peso do mercado nacional e internacional. A quarta-feira foi marcada por participações como a produtora espanhola Esther Garcia (parceira de Pedro Almodóvar), a executiva Mary Livanos (Marvel Studios), artistas como Dinho Ouro Preto, Péricles, Marina Sena, Pedro Sampaio e estrelas da televisão como Larissa Manoela, Clara Moneke e Paulo Vieira. Executivos renomados também marcaram presença.

Na quinta-feira, o evento reuniu nomes como o cosmólogo Mario Novello, Boni, Boninho, Daniela Beyruti (SBT), a escritora Mirian Goldenberg, Paulo Samia (UOL), além de artistas como Lulu Santos, Duda Beat, Tiago Iorc, Marjorie Estiano e Gaby Amarantos.

A sexta-feira destacou a música com a Orquestra Petrobras Sinfônica, que apresentou trilhas sonoras de games, além de discussões sobre sustentabilidade, representatividade e o papel feminino no funk. Participaram Alice Pataxó, Tereza Campello (BNDES), Valesca Popozuda, Adriane Galisteu, MC Carol, Milton Cunha e o showrunner Chris Brancato, de “Narcos”.

IMG_5068-1024x683 Rio2C reúne 55 mil pessoas e reafirma liderança como principal evento de criatividade da América Latina
Screening Room: Jornalismo Multicanal, com Paulo Samia (CEO UOL), Cris Moreira (Vice-Presidente de Relações Estratégicas CNN Brasil) e a jornalista Márcia Moreira

Neurociência, educação e planeta no centro dos debates

Os palcos BrainSpace, Future.U e BioDom trouxeram ao Rio2C debates essenciais sobre o futuro da sociedade sob diferentes lentes: comportamento, educação e sustentabilidade. No BrainSpace, especialistas como Thaís Gameiro, Ronald Fischer e Rosa Alegria abordaram as relações entre neurociência, habilidades emocionais e cultura na era digital. Já no Future.U, nomes como Marcelo Tas, Grazi Mendes e Raquel Virgínia discutiram os rumos da educação frente à tecnologia, à diversidade e às novas demandas do mundo do trabalho. No BioDom, Viviane Duarte, Rodrigo Gianesini e Cyntia Kasai destacaram a sustentabilidade como prática criativa, integrando saúde, economia regenerativa e inovação com propósito. Três palcos que mostraram, em diferentes dimensões, como o cuidado — consigo, com o outro e com o planeta — é central na construção de futuros possíveis.

Soundbeats amplia discussão sobre o futuro da música

O espaço Soundbeats foi dividido em três eixos — I, II e III — e promoveu debates sobre a transformação da indústria musical. O Soundbeats I abordou gravação e lançamento de projetos, modelos de carreira independentes, direitos autorais em tempos de IA, além das interações entre música, moda e games. Participaram nomes como Kamilla Fialho (K2L), Criolo, Bianca Jahara, Cadu Lemos, Gaby Amarantos, Leila Oliveira (Warner Music), Erick Bretas (Estadão) e Simoninha.

No Soundbeats II, os temas foram shows ao vivo, sustentabilidade, acessibilidade, políticas públicas e experiências de marca. Participaram André Bourgeois (Urban Jungle), Danielle Barros (Secretária de Cultura do RJ), Jota.pê (vencedor do Grammy Latino).

Mercado movimenta centenas de milhões e impulsiona a economia criativa

Um dos pilares do Rio2C é sua área de Mercado, responsável por movimentar centenas de milhões de reais em negócios. Foram 701 executivos, players e investidores presentes, com 1.110 projetos inscritos em pitchings e rodadas de negócios. O espaço promoveu atividades de networking e capacitação, como dinâmicas one2many, think-tanks, mentorias, masterclasses e workshops.

Empresas globais marcaram presença no Mercado audiovisual, entre elas Netflix, Amazon Studios, Grupo Globo, PBS (EUA), InterMedya (Turquia), Banijay, Warner/Discovery, Disney, Paramount, Fremantle, SBT, Boutique Filmes, Kondzilla e outras produtoras de países como Nigéria, Rússia, Espanha, Uruguai, Panamá e Canadá.

No setor musical, nomes como Spotify, Universal Music, Sony Music, Deezer, Amazon Music, Warner Music, Alta Fonte, OneRPM e Som Livre participaram das atividades, junto a representantes de festivais e empresas do setor fonográfico.

Rio2C em números

o Rio2C 2025 reuniu mais de 2.000 convidados em 21 palcos multidisciplinares, entre eles GlobalStage, StoryVillage, BrainSpace, House of Brands, BioDom, New Frontier, Future.U, SoundBeats (I, II e III), Screening Room, Arts&Crafts, Writer’s Room, SportsOn, BITS e Creator Square, além dos palcos exclusivos de mercado. A diversidade temática garantiu uma experiência rica e transversal, reunindo líderes, artistas, cientistas, empreendedores e especialistas de diferentes áreas para pensar o futuro por meio da criatividade e da colaboração.

O evento também contou com mais de 130 convidados internacionais vindos de 39 países, a presença de 16 embaixadas e instituições internacionais, além de 66 marcas e 74 instituições parceiras dos setores audiovisual, musical, editorial, de moda, startups e inovação. Participaram ainda 15 instituições convidadas, como a Music Rio Academy e a Genesis PUC-Rio, além de 20 eventos paralelos que ampliaram a troca de experiências e o networking estratégico entre os participantes. Na programação cultural, três orquestras se apresentaram, e dois estudos inéditos foram lançados durante o evento.

Mais do que um festival de ideias, o Rio2C reafirma seu papel como motor de transformação criativa e social. Em 2025, foram distribuídos 5.579 ingressos gratuitos para 63 instituições sociais, reforçando o compromisso com a inclusão e a democratização do acesso ao conhecimento. Consolidado como o maior encontro de criatividade da América Latina, o Rio2C se mantém como um território pulsante onde cultura, inovação, tecnologia e sustentabilidade convergem — apostando na criatividade humana como principal patrimônio para moldar futuros possíveis.

Festivalia encerra o Rio2C 2025 com imersão criativa para jovens e novos talento

O Rio2C 2025 encerrou sua sétima edição com a Festivalia, que aconteceu no fim de semana de 31 de maio e 1º de junho. Voltada especialmente para estudantes universitários, jovens em início de carreira e profissionais em transição, a programação reforça a potência e as oportunidades da indústria criativa. Com o mote “Descubra seu lugar”, o evento ofereceu atividades práticas que revelam os bastidores do setor e aproximam o público de quem movimenta o mercado. Grandes nomes do audiovisual, música, games, esportes, design, ciências, moda, propaganda, arquitetura, urbanismo e sustentabilidade compartilham conhecimento e experiências em conversas, masterclasses, painéis e workshops. A programação incluiu ainda atrações culturais, experiências imersivas, ativações e shows.

Com a diversidade de setores, nacionalidades e formatos presentes, o Rio2C 2025 não apenas fortaleceu a vocação do Rio de Janeiro como capital da criatividade, mas também consolidou o evento como um motor de negócios, conexões e inovação para toda a América Latina.

Compartilhe:

Edit Template

sobre

Ecossistema de conteúdos e entrevistas exclusivas sobre Carreira . Gestão Empresarial . Liderança . Autoconhecimento . Mentalidade de Sucesso

Acompanhe as nossas redes sociais

assine a newsletter

Siga a Letícia nas redes sociais

© 2024 Identidades de Sucesso | Empresa do Grupo Identidade | Todos os Direitos Reservados | Portal desenvolvido por ID Branding & Co.

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.