Varejista implementa data lake corporativo com suporte da Microsoft e inteligência artificial, para otimizar processos e promover inovação em suas operações
A Riachuelo, uma das maiores redes de varejo de moda do Brasil, deu mais um passo em sua transformação digital ao implementar um robusto data lake corporativo no Microsoft Azure. A iniciativa, que faz parte de uma estratégia de centralização de dados e uso de inteligência artificial, tem sido essencial para aprimorar a governança de dados da companhia e fornecer suporte estratégico para tomadas de decisão em diversas áreas de negócios.
Com mais de 70 anos de história, 40 mil colaboradores, cerca de 350 lojas e mais de 30 milhões de clientes com o cartão Riachuelo, a empresa precisava de uma solução que acompanhasse a complexidade de sua operação. Para isso, adotou uma arquitetura de dados moderna e inovadora, ancorada em ferramentas do Azure, como o Azure Data Lake Storage, Azure Data Factory e Azure Synapse.
“Desenhamos o ambiente na nuvem para que nossas áreas pudessem contar com mais capacidade de computação e suporte à tomada de decisão por meio de dados e inteligência artificial”, afirma Rodrigo Franco, Head de Dados da Riachuelo. Um dos pontos altos do projeto foi a criação do ambiente “Self Service”, que já migrou mais de 250 processos de áreas como CRM, Marketing, Comercial e o braço financeiro Midway. A migração do sistema anterior, armazenado on-premises, foi concluída em apenas dois meses.
A nova plataforma também trouxe benefícios significativos. Durante a Black Friday, a primeira após a adoção do sistema, a empresa conseguiu reduzir em mais de 50% o tempo necessário para análise de processos. Além disso, a escalabilidade proporcionada pela nuvem contribuiu para a diminuição de custos operacionais.
Rodrigo destacou a importância da integração entre equipes e parceiros: “No início tivemos um pouco de estranheza, o que é normal. Agora, o TI aderiu ao projeto, temos um grande suporte da equipe da Microsoft com reuniões semanais, e isso trouxe mais conforto para as áreas usuárias.”
Ganhos operacionais e impacto estratégico
O uso das ferramentas do Azure foi crucial para transformar os dados em insights estratégicos. Serviços como o Power BI auxiliam na visualização dos dados, enquanto o Azure Purview gerencia o glossário e o catálogo de dados, garantindo conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Com a solução, a Riachuelo melhorou o perfil de vendas em cada loja, otimizou a reposição de estoques e aumentou a eficácia das campanhas de marketing, personalizando ações para públicos específicos tanto no e-commerce quanto nas lojas físicas. “Com a plataforma, conseguimos ter uma visão completa do público, que tipo de campanha abordar para cada um de acordo com seus perfis e, assim, aumentar nosso retorno de vendas e fidelização”, explicou Rodrigo.
O braço financeiro Midway também colheu resultados expressivos, aprimorando os modelos preditivos utilizados na gestão do cartão Riachuelo e oferecendo maior precisão na pontuação de crédito. Rodrigo reforçou o impacto abrangente da solução: “Todas as áreas de negócios têm a autonomia e segurança para entrar no sistema e acessar os dados que são interessantes para aquela operação, sempre levando em conta questões como segurança e LGPD.”
Com uma arquitetura robusta e alinhada às tendências de tecnologia e inovação, a Riachuelo utiliza dados como alicerce para decisões estratégicas e para oferecer uma experiência cada vez mais personalizada a seus clientes.