Novo recurso no aplicativo da marca nos EUA utiliza Azure OpenAI para sugerir looks completos e personalizar a jornada do consumidor
A Ralph Lauren apresentou nesta terça-feira o Ask Ralph, uma experiência de compras conversacional alimentada por inteligência artificial que convida os consumidores a interagir com a visão icônica de estilo da marca. O recurso está disponível a partir de hoje para usuários do aplicativo Ralph Lauren nos Estados Unidos, em dispositivos Apple e Android.
Desenvolvido em colaboração com a Microsoft, o Ask Ralph utiliza a plataforma Azure OpenAI para compreender solicitações abertas, interpretar contexto e oferecer recomendações personalizadas que simulam a experiência de conversar com um(a) estilista em loja. A ferramenta sugere múltiplas composições visuais de roupas completas, criadas a partir do inventário disponível das linhas masculina e feminina Polo Ralph Lauren.
“Há vinte e cinco anos, firmamos parceria com a Microsoft para lançar uma das primeiras plataformas de e-commerce da indústria da moda e, hoje, estamos mais uma vez redefinindo a experiência de compras para a próxima geração”, disse David Lauren, diretor de Marca e Inovação da Ralph Lauren Corporation.
“Seja para o primeiro dia em um novo emprego ou para criar o look perfeito para uma noite especial, o Ask Ralph vai além da descoberta – trata-se de engajar os consumidores com aquilo que mais admiram na Ralph Lauren: nosso olhar icônico e único para o estilo, oferecendo looks completos e atemporais que os inspiram a entrar em nosso mundo”, complementa David.
A interação é feita por comandos conversacionais simples, como: “O que devo vestir para um show?”; “Mostre-me alguns suéteres Polo Bear femininos” ou “Como posso combinar meu blazer masculino azul-marinho?”. As respostas apresentam looks Polo Ralph Lauren visualmente organizados com dicas de estilo e integração com conteúdos digitais da marca. O consumidor pode adicionar itens individuais ao carrinho ou adquirir a sugestão completa.
Para a Microsoft, a iniciativa mostra como a inteligência artificial está redesenhando o varejo de moda. “A IA está transformando a maneira como consumidores se inspiram, aprendem e compram de marcas de moda ao redor do mundo. Estamos orgulhosos de unir nossas capacidades confiáveis de IA generativa por meio do Azure OpenAI à icônica marca Ralph Lauren, abrindo caminho para uma nova experiência de comércio conversacional”, afirmou Shelley Bransten, vice-presidente corporativa de Soluções Globais de Indústria da Microsoft.
Segundo a empresa, o Ask Ralph continuará a evoluir com base no uso e engajamento dos consumidores, ganhando novos recursos, expandindo-se para outras marcas do grupo e alcançando mais plataformas e mercados internacionais.
A novidade integra a trajetória de inovação da Ralph Lauren, que há 25 anos foi uma das primeiras marcas de luxo a investir no e-commerce. Desde então, a companhia tem apostado em experiências digitais imersivas – como compras interativas, hologramas, projeções 4D e animações em CGI – para reforçar seu posicionamento como referência em lifestyle de luxo. O investimento atual em IA e tecnologias preditivas também mira a personalização de marketing, experiências digitais envolventes e otimização de operações com previsão de demanda e gestão de estoques.