O Brasil está classificado como o quarto maior do mundo em termos de taxas de juros de empréstimo para esta categoria de empresas
A Kapitale, fintech de crédito com base em recebíveis, está lançando sua nova marca no mercado, de forma a se posicionar como parceira confiável das micro, pequenas e médias empresas no desafio de obter financiamento para suas operações. Diante do cenário brasileiro desafiador em crédito para PMEs, a empresa criou uma abordagem inovadora de financiamento para PMEs, que utiliza os recebíveis de cartões de crédito como garantia.
Fundada em 2015, pelo empreendedor Anderson Pereira, a Kapitale foi aprimorada durante o seu mestrado no MIT (Massachusetts Institute of Technlogy), onde foi possível desenvolver uma nova plataforma robusta, para solucionar a dor de 91% das MPMEs que lutam para ter acesso ao crédito. “O Brasil e a Argentina são os únicos países do mundo que encontrei em minha pesquisa onde uma venda de cartão de crédito demora mais de 30 dias para ser liquidada. Isso criou um mercado de antecipação de cartões de crédito dominado por poucos players, que oferecem um crédito caro e pouco eficiente. A Kapitale nasceu para mudar isso”, diz o empresário.
O Brasil está classificado como o quarto maior do mundo em termos de taxas de juros de empréstimo para esta categoria de empresas, o que é ainda mais exacerbado quando os pagamentos são feitos em parcelas, criando um gargalo significativo no fluxo de caixa. Assim, a empresa oferece uma plataforma web/móvel que transforma recebíveis de cartão de crédito em ativos de garantia, liberando capital imediato.
“Estabelecemos a experiência do cliente com prioridade no design de uma plataforma meticulosamente projetada para velocidade, intuitividade e facilidade de uso”, acrescenta Ivan Nevado, CTO e co-fundador da empresa. Ao utilizar tecnologia de ponta, capitalizando os recentes avanços na regulação de cartões, a plataforma transforma esses recebíveis em ativos altamente líquidos e seguros para serem transacionados com investidores.
“O cliente recebe em 30 dias, mas precisa pagar imediatamente fornecedores, funcionários, matéria-prima, serviços, aluguel, dentre outros custos. Esse é um problema que aflige a maior parte das micro, pequenas e médias empresas”, afirma Anderson.
Além de lançar ao mercado sua nova marca e plataforma, a Kapitale vem atraindo novos investimentos em função de seu planejamento a médio prazo de utilizar a IA e Machine Learning para apresentar um portfólio ampliado de opções de financiamento, incluindo financiamento sustentável e linhas de crédito de impacto social, todas com o suporte da análise de dados e tecnologia exclusiva da Kapitale.
Para o CEO da fintech, além dos limites tradicionais de financiamento de PDVs, a solução surge como um balcão único para soluções financeiras para PMEs, oferecendo uma porta de entrada para capital acessível por meio de um processo simplificado e inovador, tendo como um dos diferenciais a experiência de jornada. “Em pouco tempo e de uma maneira simples, o cliente pode fazer seu cadastro, consultar a sua agenda e, uma vez aprovado, pode fazer essa antecipação de forma recorrente. É tudo muito, muito simples”.
Anderson Pereira é co-fundador e CEO da Kapitale e, antes de embarcar em sua jornada empreendedora, atuou como CEO da Universia Brasil, a empresa educacional do Grupo Santander. Foi eleito pela Forbes em sua prestigiada lista “Under the 30s”, que reconhece os jovens líderes mais influentes do Brasil antes dos 30 anos de idade. O compromisso de Anderson com a educação o levou a quebrar o recorde mundial do Guinness World Records por organizar uma das maiores turmas do mundo, demonstrando sua dedicação em fazer a diferença na sociedade além da esfera corporativa.
Por meio de tecnologia de ponta, inovação e AI, a Kapitale oferece serviços financeiros de forma mais ágil, acessível e eficiente, tendo como um dos diferenciais a experiência de jornada. “Em pouco tempo e de uma maneira simples, o cliente pode fazer seu cadastro, consultar a sua agenda e, uma vez aprovado após cumprir todas as normas da regulação, ele pode fazer essa antecipação de forma recorrente, muito simples, inclusive com a utilização da AI”, explica Anderson Pereira
Tendo sentido na pele por meio da experiência de ter trabalhado com o pai, microempreendedor, Anderson tem certeza que o modelo da Kapitale representa uma nova era em financiamento eficiente e acessível para o crescente setor de PMEs. Os inúmeros clientes que já se beneficiam com a plataforma compartilham esta mesma convicção.