Pesquisa revela que 43% das empresas brasileiras não promovem ações solidárias

Mais de 86% dos profissionais consultados declararam que gostariam de participar de iniciativas voluntárias se fossem oferecidas pela empresa

No Dia Internacional do Voluntariado, celebrado em 5 de dezembro, a Edenred Brasil divulgou os resultados de uma pesquisa reveladora sobre o engajamento de empresas e profissionais em ações voluntárias. Segundo o levantamento, 43% das empresas brasileiras não promovem iniciativas de voluntariado corporativo. Apesar disso, 86% dos trabalhadores dessas companhias afirmaram que participariam de tais ações, caso fossem oferecidas.

A pesquisa, realizada com mais de 240 participantes, destaca que, entre as empresas que promovem ações voluntárias, 80% dos colaboradores se envolvem ativamente. Este dado reflete a relevância de programas estruturados, como o Programa de Voluntariado Edenred, que em 2024 alcançou resultados expressivos: mais de 848 colaboradores (32% do quadro total) participaram de 60 iniciativas, acumulando mais de 5 mil horas dedicadas ao voluntariado.

As ações do programa incluem atividades como a entrega de presentes ao Instituto Velho Amigo, mentorias para jovens em parceria com a Afago, visitas à Associação Despertar, campanhas de conscientização ambiental, e revitalização de espaços públicos em colaboração com organizações locais, como o Projeto Criança Cidadã e a Ciclo Reverso. “O voluntariado é uma das maneiras mais eficazes de promover a transformação social, com a doação de tempo e talento de nossas pessoas”, afirma Alaor Aguirre, Vice-Presidente da Edenred Brasil. “Neste ano, impactamos mais de 4.200 pessoas, fortalecendo as comunidades em que vivemos”, complementa.

Reconhecimento e incentivo ao voluntariado 

Como forma de estimular ainda mais essa cultura, a Edenred lançou o Prêmio Ideal, que valoriza colaboradores engajados em ações voluntárias. Dividido nas categorias Engaja, Mobiliza e Transforma, o prêmio reconhece aqueles que dedicaram mais horas ao programa, realizaram iniciativas independentes ou atuaram formalmente em organizações da sociedade civil. Os vencedores receberão recompensas que variam desde kits personalizados até ações de voluntariado em parceria com a Edenred.

“O Prêmio Ideal consolida o voluntariado como um pilar central da nossa cultura. Além de gerar impacto positivo, essas ações ajudam a desenvolver competências como trabalho em equipe, liderança e comunicação”, acrescenta Aguirre. Os vencedores das categorias Mobiliza e Transforma serão anunciados em dezembro, em um evento especial.

Impacto global e compromisso com a transformação social  

Além das iniciativas no Brasil, a Edenred promove o Idealday, uma ação global que mobiliza seus colaboradores nos 45 países onde o grupo está presente. Este esforço reflete o propósito da Edenred de “enriquecer conexões para o bem” e contribuir para um ecossistema de trabalho mais responsável, sustentável e conectado.

Metodologia da pesquisa  

O levantamento foi realizado em 2024 pela Edenred Brasil, com mais de 240 participantes. Os resultados foram baseados nas respostas de profissionais sobre as práticas de voluntariado corporativo em suas empresas.

Compartilhe:

sobre

Ecossistema de conteúdos e entrevistas exclusivas sobre Carreira . Gestão Empresarial . Liderança . Autoconhecimento . Mentalidade de Sucesso

Acompanhe as nossas redes sociais

assine nossa newsletter

Siga a Letícia nas redes sociais

© 2024 Identidades de Sucesso | Empresa do Grupo Identidade | Todos os Direitos Reservados | Portal desenvolvido por ID Branding & Co.