A Associação Brasileira de Banking as a Service (ABBAAS) reconhece e apoia as medidas anunciadas hoje pelo Banco Central, voltadas ao fortalecimento da segurança do Sistema Financeiro Nacional. O aprimoramento dos requerimentos de governança e de gestão de riscos, especialmente no que se refere aos Prestadores de Serviços de Tecnologia da Informação (PSTI), representa um avanço importante e necessário, alinhado às diretrizes que a ABBAAS defende.
Nosso compromisso é com um sistema financeiro inovador, seguro e responsável. O Brasil é referência global em tecnologia aplicada às finanças, resultado de uma regulação moderna, de instituições resilientes e de empreendedores que operam com responsabilidade e dentro da legalidade. O setor de fintechs e de soluções BaaS tem papel fundamental na democratização do acesso a serviços financeiros, promovendo inclusão e eficiência.
A ABBAAS reitera sua visão de que segurança e inovação não são forças opostas, mas complementares. A construção de um ecossistema saudável exige regulação firme, sim, mas também previsível e proporcional, que garanta a proteção de usuários e a estabilidade do sistema, sem sufocar a criatividade e a diversidade de modelos de negócio que colocam o Brasil na vanguarda do setor.
Seguiremos atuando em diálogo com as autoridades e os diversos agentes do mercado para que o ambiente regulatório continue a evoluir, promovendo a confiança, a transparência e o desenvolvimento sustentável do sistema financeiro nacional. No caso de hoje, enxergamos o respeito a todos esses pilares e a continuidade da atuação ímpar do Banco Central como regulador do mercado.