Nova iniciativa integra trilhas de conhecimento, rodas de conversa e ações afirmativas que ampliam o avanço racial dentro da companhia
A Nestlé anunciou o lançamento da Academia de Inteligência Racial, programa criado para ampliar o letramento racial e fortalecer a agenda de equidade dentro da companhia. A iniciativa foi desenvolvida pelo grupo de afinidade racial Nesblack e consolida o avanço que a empresa vem registrando nessa agenda nos últimos anos. Desde 2019, o número de colaboradores negros cresceu 10%, alcançando 48% do quadro total. Entre as novas posições de liderança, 60% foram ocupadas por pessoas negras.
A Academia foi estruturada para promover uma consciência coletiva sobre a importância da representatividade e do avanço racial na empresa. A trilha de conhecimento foi dividida em três etapas: Inteligência Social, Sessões Aplicadas e Inspiração. As formações abordam temas como colonialismo, ações afirmativas, racismo estrutural, gestão de times diversos, práticas inclusivas e oportunidades de inovação ligadas à representatividade no consumo.
As trilhas também incluem rodas de conversa com empresas referência em equidade racial e encontros com parceiros estratégicos, como o Mover e o Grupo Globo, para aprofundar discussões sobre afroconsumo e comportamento de comunidades periféricas.
“Mais do que promover o desenvolvimento individual, queremos fortalecer uma consciência coletiva sobre o papel da liderança na promoção da equidade racial. A Academia de Inteligência Racial é um passo importante nessa construção, ela nos ajuda a compreender, agir e inspirar mudanças dentro e fora da companhia”, afirma Augusto Drumond, Head de Diversidade e Inclusão da Nestlé Brasil.
Programa Ônix amplia formação e aceleração de carreiras negras
A Academia se conecta ao Programa Ônix, iniciativa afirmativa da Nestlé criada em 2023 para impulsionar o desenvolvimento e a ascensão de profissionais pretos e pardos. Desde sua primeira edição, o programa acumulou resultados robustos: 60% de movimentação interna e 91% de retenção de talentos. Em 2024, com a ampliação das trilhas e o lançamento do Ônix Hub, uma plataforma com mais de 3 mil soluções de desenvolvimento, cujo índice de retenção atingiu 100%.
iversidade e impacto social
Com o lançamento da Academia de Inteligência Racial e a expansão do Programa Ônix, a Nestlé aprofunda sua estratégia de diversidade, equidade e inclusão e reforça seu compromisso com a promoção de oportunidades para profissionais negros, associando formação, mobilização interna e desenvolvimento de lideranças.
Em 2025, o programa alcança 136 profissionais de todas as áreas da companhia. As jornadas incluem formações específicas tanto para não líderes quanto para líderes negros, com foco em temas como autoconhecimento, tomada de decisão, gestão de pessoas e visão de negócio.

