Projeto piloto nos estados de Minas Gerais, Ceará e Espírito Santo oferece economia na conta de luz e contribuição ambiental para até 260 mil Consultoras e Líderes de Negócios da Natura e Avon
A Natura deu início a uma nova iniciativa de sustentabilidade com impacto social ao lançar, em parceria com a startup Electy, um projeto voltado à democratização do acesso à energia limpa para suas Consultoras de Beleza e Líderes de Negócios. Em fase piloto, o programa está sendo implantado nos estados de Minas Gerais, Ceará e Espírito Santo, com potencial de beneficiar até 260 mil profissionais ligadas às marcas Natura e Avon, reduzindo os custos com eletricidade e contribuindo para uma matriz energética mais sustentável.
A proposta busca impulsionar uma transição energética justa ao oferecer às Consultoras a oportunidade de consumir energia oriunda de fontes renováveis sem a necessidade de obras, instalação de painéis ou qualquer custo adicional. A energia é gerada em usinas sustentáveis conectadas à rede de distribuição tradicional, chegando até as residências de forma automatizada e sem alterações na infraestrutura.
Minas Gerais, um dos estados escolhidos para a fase piloto, apresenta alto consumo de energia elétrica e condições favoráveis de negociação com geradores, o que permite uma economia média estimada de 20% na conta de luz das Consultoras — o equivalente à eliminação de dois boletos por ano.
“Este projeto é um grande exemplo do que significa transformar desafios socioambientais em oportunidades de negócio para a Natura. Apoiamos a nossa rede de Consultoras, reduzindo seus custos, enquanto contribuímos para a preservação do meio ambiente com o uso de energia limpa. Promover a conscientização ambiental também é um dos nossos objetivos e assim incluímos nossa rede mais uma vez neste círculo virtuoso, que é a ampliação do impacto positivo por meio do nosso modelo de negócio”, afirma Diana Guimarães, gerente-sênior de Sustentabilidade e Inovação Socioambiental da Natura.
A parceira da Natura neste projeto é a Electy, startup fundada em 2022 com foco em soluções de energia limpa e digital. A empresa já neutralizou cerca de 70 mil toneladas de CO₂ — o equivalente ao plantio de mais de 5 milhões de árvores — e foi selecionada pela expertise técnica e pela capacidade de escalar impacto de forma ágil.
“Estamos muito felizes com essa parceria com a Natura, uma marca reconhecida pelo seu compromisso com a sustentabilidade e o impacto positivo. Nosso propósito na Electy é democratizar o acesso à energia limpa no Brasil, conectando consumidores diretamente a geradores de energia renovável, de forma simples, digital e acessível. Com este projeto, conseguimos ampliar esse impacto, ajudando milhares de Consultoras a economizarem na conta de luz enquanto contribuem para um planeta mais saudável. É um passo importante rumo a uma transição energética mais justa e inclusiva”, explica Paula Klajnberg, CEO e cofundadora da Electy.
Além de contribuir para a preservação ambiental por meio da redução de emissões de carbono, o projeto reforça o compromisso social da Natura com o bem-estar e a autonomia financeira das Consultoras. A adesão à iniciativa é 100% digital, sem custos para adesão, manutenção ou cancelamento, e está disponível para todas as Consultoras dos estados contemplados no piloto.
“Estamos comprometidos em promover a Regeneração em sua perspectiva mais ampla, ou seja, um olhar para o impacto social e ambiental, acreditando em uma relação ganha-ganha, onde pessoas e natureza são beneficiados. Estamos animados com o impacto positivo que essa parceria pode gerar e esperamos expandir essa iniciativa para outras regiões, levando mais benefícios à nossa rede e contribuindo um futuro mais sustentável”, conclui Diana Guimarães.
Com 130 anos de história, a Natura é reconhecida por seu modelo de negócio com foco em impacto positivo e inovação socioambiental. A parceria com a Electy se soma às diversas ações da marca em prol da regeneração ambiental e da valorização de sua rede de Consultoras — um dos pilares centrais do grupo Natura&Co.