Muito além da Criatividade, Rio2C tem público recorde e data marcada para a edição 2025

Maior encontro de criatividade da América Latina impulsionou a indústria criativa com a presença de mais de 50 mil participantes na Cidade das Artes; em 2025 acontecerá entre os dias 27 de maio a 1 de junho

O maior encontro de criatividade da América Latina, o Rio2C, aportou este mês, na Cidade das Artes, Zona Oeste do Rio, entre os dias 04 e 09 de junho, e teve público recorde, com a presença de 50.561 participantes, ao longo dos seis dias de programação. Foram 511 painéis, 1.663 palestrantes oriundos de países como EUA, Inglaterra, Argentina, Nigéria e Israel, em 14 palcos e sete espaços de conteúdo, nos clusters Audiovisual; Música; Esportes; Mercado de Influenciadores Digitais; Games; Ciência e Saúde; Inovação e Tecnologia; Marcas e Consumo; Arquitetura, Moda, Design e Artes; Futuro do Trabalho; e Meio Ambiente e Sustentabilidade, além do Festivalia, um segmento voltado para o público jovem, que apresentou painéis, workshops, oficinas e masterclasses com grandes nomes de diversos segmentos, durante o fim de semana. Sob o tema “Era da Consciência”, o Rio2C revelou-se um palco para debates fundamentais que permeiam as necessidades presentes para bem vivermos o futuro.  

Com um público formado essencialmente por profissionais atuantes da indústria criativa, vindos dos mais diversos Estados do Brasil, o que se via eram plateias normalmente cheias e muito compenetradas. Mentes e ouvidos ávidos para os trunfos que poderiam ser extraídos de debates maduros, ou oportunidades de fechamento de negócios, com profissionais que fazem o dia a dia desta indústria, mostrando que o Rio2C não é somente um espaço para aprendizado e troca de ideias, mas uma plataforma de negócios e networking essencial para novos negócios. Este ano, o evento registrou um número recorde de projetos inscritos, com 1.522 nos pitchings e 1.239 nas rodadas de negócios, reunindo mais de 250 players e 350 executivos, consolidando-se como um impulsionador crucial da indústria criativa no Brasil, setor responsável por 3,11% do PIB nacional, de acordo com o Observatório Nacional da Indústria (ONI), núcleo de inteligência e análise de dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Entre os destaques da programação estiveram nomes como Alice Braga, Annabella Coldrick, Armando Bo, Axel Kuschevatsky, Caleeb Pinkett, Carlos Nobre, Carlos Saldanha, Casimiro, Conceição Evaristo, Daniela Mercury, Diogo Defante, Editi Effiong, Eduardo Tracanella, Fafá de Belém, Fernando Scherer, Gabriel Leone, Gastón Duprat & Mariano Cohen, Gato Galáctico, Hugo Gloss, Jade Barbosa, Jão, Jody Gerson, Juliana Paes, Juliette, Luciano Huck, Mary Ellen Coe, Ney Matogrosso e Ron Leshem.

“O Rio2C continua a evoluir e a desempenhar um papel crucial na promoção da indústria criativa no Brasil, demonstrando a importância de repensar e fortalecer o financiamento e apoio ao setor, garantindo assim o seu crescimento e sucesso futuros. Parafraseando as palavras de Luciano Huck nesta edição do Rio2C, acreditamos firmemente que o entretenimento tem um papel fundamental em aproximar as pessoas num mundo polarizado, promovendo empatia e combatendo o ódio disseminado nas redes sociais”, analisou Rafael Lazarini, idealizador e CEO do Rio2C. “O tema norteador deste ano, ‘Era da Consciência’, visa justamente a conscientização sobre a responsabilidade e o papel da indústria criativa em voz e representatividade global. Sentimos que esse tema, ou chamado, contagiou as conversas em nossos palcos. Vi muito papo reto, conversas francas e transparentes, mesmo em temas polêmicos, que em outros tempos poderiam ser varridos pra debaixo do tapete.”

Os painéis abordaram temas como a regulação do VOD (Video On Demand), perspectivas de narrativas para o futuro do drama, da comédia e da animação, tokenização, segurança facial e racismo, impacto social na produção de conteúdo, responsabilidade social, direitos autorais e novas tecnologias. Um dos assuntos mais quentes da atualidade, a inteligência artificial teve destaque especial nesta edição, permeando a programação de todos os palcos. 

“Acredito também que houve um amadurecimento do público ao longo dos anos, que passou a entender melhor a proposta e missão do Rio2C, refletindo a importância crescente do setor criativo, especialmente após a pandemia. Nesta edição, contamos com a participação de diversos palestrantes internacionais renomados”, pontuou Lazarini. “A inteligência artificial foi integrada em todas as discussões, numa visão transversal, que nos permitiu abordar desde questões de direitos autorais, criação e produção de obras, até sustentabilidade, inclusão e o impacto no emprego”, complementou, ao anunciar as datas da próxima edição do evento: 27 de maio a 01 de junho de 2025.  

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que marcou presença no segundo dia do evento, resumiu a importância do Rio2C para a cidade: “Quando a gente olha e pensa na vocação da cidade, o que a gente deseja para a cidade, eu resumiria em uma palavra, Rio2C.”

Com mais uma edição de sucesso, o Rio2C reafirma sua posição como o maior encontro de criatividade da América Latina, oferecendo uma plataforma robusta para inovação, aprendizado e negócios no setor criativo.

Crédito da foto: WALLACE

Compartilhe:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sobre

Ecossistema de conteúdos e entrevistas exclusivas sobre Carreira . Gestão Empresarial . Liderança . Autoconhecimento . Mentalidade de Sucesso

Acompanhe as nossas redes sociais

assine nossa newsletter

Siga a Letícia nas redes sociais

© 2024 Identidades de Sucesso | Empresa do Grupo Identidade | Todos os Direitos Reservados | Portal desenvolvido por ID Branding & Co.