Lições do mercado de luxo que podem transformar negócios

Livro de Carlos Ferreirinha e Leandro Crepaldi desvenda segredos de marcas como Louis Vuitton, Cartier e Hugo Boss para inspirar empreendedores e profissionais de atendimento

O mercado de luxo no Brasil não para de crescer e surpreender o mundo. Com números 10% acima da média global, segundo a Brain & Company, o setor projeta movimentar R$ 130 bilhões até 2030. Nesse cenário, compreender as práticas que fazem marcas icônicas brilharem se torna essencial para negócios de qualquer segmento.  

É exatamente essa a proposta do livro “O Olhar para o Extraordinário”, recém-lançado pela DVS Editora e escrito por Carlos Ferreirinha e Leandro Crepaldi, dois dos maiores especialistas do mercado premium.

A obra reúne ensinamentos de profissionais que moldaram padrões de excelência em empresas como Louis Vuitton, Tiffany & Co., Chanel e Hugo Boss. O objetivo? Ensinar como encantar clientes e construir uma experiência única de atendimento, independentemente do tamanho ou setor da empresa.  

Estratégias do luxo aplicadas a negócios comuns

Carlos Ferreirinha, ex-Presidente da Louis Vuitton no Brasil e Fundador da MCF Consultoria, e Leandro Crepaldi, Head da Luxury Academy, compartilham insights acumulados ao longo de décadas de atuação no mercado de luxo global. Ambos trazem um olhar prático sobre como transformar o relacionamento com clientes em um diferencial competitivo.  

Ao longo das páginas, os autores explicam que o segredo para encantar clientes está em entregar mais do que um produto. “Cuidado, atenção, proatividade e assertividade no entendimento das necessidades são os grandes diferenciais para que essas marcas sejam lembradas”, defendem.  

A obra explora conceitos como o “wow factor” (fator surpresa) e a personalização como elementos centrais para criar conexões emocionais com o público. “Esse perfil de público prioriza um atendimento personalizado, adora ser surpreendido e requer atenção. Demanda uma conexão que vai além do produto, além de buscar marcas e produtos com valores semelhantes aos seus”, destacam os autores.  

O dicionário do encantamento

Como complemento, “O Olhar para o Extraordinário” apresenta um dicionário de atendimento que organiza seis competências essenciais para atender clientes com padrões elevados de exigência:  

– Paciência: lidar com diferentes perfis e momentos do cliente.  

– Empatia: compreender profundamente as necessidades alheias.  

– Conexão: construir relacionamentos duradouros.  

– Criatividade: surpreender com soluções únicas.  

– Storytelling: usar narrativas para criar vínculos emocionais.  

– Protagonismo: ser ativo no processo de encantamento.  

A obra vai além do mercado de luxo e mostra como qualquer profissional pode aplicar essas estratégias para elevar seus padrões de atendimento e relacionamento, impactando positivamente sua marca.  

O luxo como diferencial competitivo para empreendedores

Além de compartilhar histórias inspiradoras de executivos de marcas renomadas como Cartier, Ferragamo e Moët Hennessy, o livro ressalta a importância de atributos humanos, emocionais e racionais para transformar a percepção do cliente sobre a marca, o que torna “O Olhar para o Extraordinário” um a leitura essencial para empreendedores em busca de diferenciação no mercado, esteja ele na fase inicial ou avançada do seu negócio. 

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