Conteúdo indispensável para líderes que evoluem

JCDecaux lança OOH com acessibilidade para pessoas com deficiência visual

Iniciativa “OOH Para Todos” utiliza inteligência artificial para audiodescrição de anúncios em mobiliário urbano no metrô de São Paulo

Com o objetivo de tornar a comunicação urbana mais acessível, a JCDecaux, líder global em mídia Out of Home (OOH), lançou o primeiro mobiliário urbano com audiodescrição de anúncios para pessoas com deficiência visual. Desenvolvida em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos e a Bizsys, a tecnologia permite que campanhas publicitárias sejam ouvidas automaticamente por usuários de bengala que transitam pela Estação Santa Cruz, da Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo.

A iniciativa, batizada de “OOH Para Todos”, foi criada pela Euphoria Creative e conta com a participação de marcas como Amazon Music, Burger King, Havaianas, Hellmann’s, Ticket e o próprio Metrô de São Paulo. O projeto visa quebrar barreiras na comunicação e promover uma experiência mais inclusiva nos espaços públicos.

“Pessoas com deficiência visual querem se sentir parte da cidade, acessar informações e saber que as marcas realmente se importam e dialogam com elas. Iniciativas como essa são fundamentais para promover a inclusão e tornar a comunicação urbana mais acessível e democrática”, destaca Alexandre Munck, Superintendente Executivo da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

A tecnologia, desenvolvida pela Bizsys, utiliza inteligência artificial para reconhecer a bengala de pessoas com deficiência visual, acionando automaticamente a audiodescrição dos anúncios exibidos nos totens digitais. Com ativação até o fim do mês, a ação tem potencial para impactar mais de 180 mil pessoas diariamente.

“A gente acredita que as informações da cidade devem impactar a todos, sem exceção. Por isso, desenvolvemos essa nova ferramenta que permite que as pessoas com deficiência visual possam ouvir as promoções, ofertas, lançamentos e tudo de mais interessante que a propaganda tem para oferecer. Afinal, elas também são consumidores das marcas anunciantes”, comenta Marcelo Rizério, CCO da Euphoria Creative.

A CEO da JCDecaux no Brasil, Ana Célia Biondi, reforça o compromisso da empresa com a inclusão social: “Estamos sempre em busca de soluções que promovam o desenvolvimento social, prestem serviços para a população e tornem as cidades mais acolhedoras para todos. Criar ambientes inclusivos é fundamental para valorizar e integrar as pessoas na sociedade.”

Rodrigo Cassino, CEO da Bizsys, destaca os desafios e avanços da tecnologia utilizada no projeto. “Nosso maior desafio foi contribuir para criar uma tecnologia que fosse ao mesmo tempo precisa e invisível para o usuário, sem exigir que as pessoas com deficiência tivessem que interagir com dispositivos ou aplicativos extras. A inteligência artificial que desenvolvemos é sensível o suficiente para identificar a bengala em meio ao movimento urbano e acionar o áudio de forma automática e instantânea. Ver essa tecnologia funcionando na prática, com pessoas reais se beneficiando dela, nos dá a certeza de que estamos contribuindo para tornar as cidades mais acessíveis e inclusivas.”

Compartilhe:

Edit Template

© 2024 Identidades de Sucesso | Empresa do Grupo Identidade | Todos os Direitos Reservados | Portal desenvolvido por ID Branding & Co.

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.